Equipe Gazeta do Cerrado
Circula nas redes sociais um áudio sobre a ruptura de barragens de usinas hidrelétricas no Tocantins. A gravação foi atribuída a um capital do Corpo de Bombeiros do Tocantins, mas uma nota divulgada pelos próprios bombeiros, afirma que se trata de uma #FakeNews, informação falsa.
A nota diz ainda que não há capitão nos bombeiros com o nome de Itamar Condussi ou Conduci e que a Defesa Civil acompanha de perto a situação de barragens instaladas no Estado.
Veja a nota na íntegra
O Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Defesa Civil Estadual, informa que é fake news a gravação em áudio onde um suposto capitão faz alerta sobre ruptura de barragens de usinas hidrelétricas no Tocantins. A corporação não tem em seu quadro nenhum capitão por nome de Itamar Condussi, ou Conduci, e também desconhece que as barragens da região estejam com risco de ruptura.
A Defesa Civil Estadual está em contato frequente com as empresas empreendedoras das usinas hidrelétricas, bem como acompanha de perto a situação de cada barragem instalada no estado, afirmando que a atual situação está dentro da normalidade.
A corporação pede que a população desconfie de mensagens sem uma fonte segura e não as compartilhe para outras pessoas, evitando assim o pânico e a histeria. Na dúvida, entre em contato com a Defesa Civil pelos telefones 193 e 199 ou com as empresas gestoras das usinas hidrelétricas.
#SóNaGazeta
#FakeNews
#DefesaCivil