Maria José Cotrim
A Gazeta do Cerrado pediu informações à Secretaria Estadual de Saúde sobre o início de fato do mutirão de cirurgias no Estado.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que, conforme anunciado, o processo para realização das 5.547 cirurgias do mutirão Opera Tocantins iniciou no dia 16, com a autorização para adesão dos municípios e da equipe multiprofissional ao mutirão. A adesão dos municípios implica na assinatura dos Termos pelos gestores municipais, onde se comprometem a encaminhar os pacientes, já regulados, às unidades hospitalares do estado. A adesão dos profissionais segue o mesmo padrão, onde estabelece os critérios de acordo com o projeto.
Na versão da secretaria, em seguida os pacientes regulados são chamados para os procedimentos pré-operatórios, de acordo com a disponibilidade de atendimento em cada especialidade e sua logística.
Em Palmas, o HGP estará realizando as primeiras cirurgias apenas nesse final de semana, na especialidade cabeça e pescoço. Três pacientes já estão sendo preparados para os procedimentos.
Na próxima semana 40 cirurgias ortopédicas estão liberadas para serem realizadas no Hospital Regional de Porto Nacional.
De acordo com as adesões dos municípios a Secretaria estará disponibilizando a estrutura para a operacionalização dos procedimentos.
Por se tratar de cirurgias eletivas, o cronograma de atendimento seguirá o fluxo previsto pelo sistema de regulação, que atende a critérios estabelecidos pelas avaliações clínicas, segundo a pasta da Saúde.