Maju Cotrim- Editora Chefe Gazeta do Cerrado
Governo transitório no Tocantins numa pós-cassação. Carlos Gaguim era o governador recém eleito. Eu tentava uma resposta do governo sobre uma série de coisas e procurava alguém que pudesse me dar informações. De repente um homem me toca no braço e pergunta se pode me ajudar. Perguntei sobre o programa Acelera Tocantins, sobre quem ia assumir secretarias e calmamente ele me disse: “você já estava aqui quando foi criado o Tocantins?”. Eu desconversei e queria a resposta sobre as questões que eu queria saber.
Ele me respondeu e me disse em primeira mão que ia ser criado um conselho político, que depois seria presidido justamente por ele. Ótimo! Daquele dia em diante sempre que eu queria informações ligava pra ele e antes que eu perguntasse ele já emplacava mais uma pergunta histórica: “você lembra como foi a construção das secretarias?”. Daí aprendi que ele gostava de contar a história, de lembrar dos personagens porque era um deles.
Falar com Totó Cavalcante não era uma mera entrevista era um mergulho na história do Tocantins. Sempre nos bastidores ali tão simples e com tanta sabiedade. Não fazia questão de holofotes e tratava as pessoas com uma humildade inagualavel.
Totó era um entusiasta do Tocantins. Vibrava com as conquistas, se indignava com os problemas e fazia questão sempre de quando perguntado semear um pouco mais da história e da sua visão de futuro. É um personagem que merece reconhecimento total por seu amor ao Tocantins e sua contribuição não só com os mandatos de Senador e deputado mas por sempre ter acreditado que o Tocantins seria possível.
Quando me vi ali tão jovem, começando no jornalismo político e podendo construir uma amizade com alguém tão apaixonado pela história do Tocantins eu entendi que poder ter contato e acesso ás memórias de alguém tão importante para a consolidação do Tocantins era um privilégio profissional.
Vá em paz Totó Cavalcante mas deixe esse seu amor que semeia e inspira dias melhores para nosso Tocantins! Em meio a egos tão inflados que sua simplicidade política ideológica pelo Tocantins seja referência para a nova geração de políticos como é para esta jovem editora chefe que por vezes tem seu apoio para que continuasse firme no jornalismo em prol da população do Tocantins!
Conheça mais sobre a história de Totó Cavalcante
Natural de Corrente, Piauí, Totó Cavalcante dedicou sua vida ao desenvolvimento e consolidação do nosso Estado, desde os tempos em que lutava como estudante e advogado até assumir importantes posições políticas, como deputado estadual e senador da República.
Sua contribuição foi fundamental para que o Tocantins se tornasse uma realidade, lutando bravamente pelos interesses da região Norte goiana e, posteriormente, do Estado do Tocantins.
Totó Cavalcante deixou um importante legado, não apenas na política, mas também na comunicação, ao fundar a Rádio Independência do Tocantins, que se tornou um marco na história da nossa comunicação.