Maju Cotrim

2021, mais um ano que vai ficar na história do Tocantins por vários motivos e acontecimentos que impactaram o Estado. Para a Gazeta do Cerrado não será diferente. Não só por numeros baseamos nossa trajetória mas com um balanço de um ano em que nos reinventamos também como veículo e que cumprimos nosso papel de ser voz dos tocantinenses que estavam isolados não só pela pandemia mas pelas situações que vivem.

Começamos o ano logo em janeiro conhecendo Sr Davi, o tocantinense de Almas que transmite um conhecimento holístico sem igual. Nosso jornalismo das pessoas andou pelo Bico, foi até as quebradeiras, nas artesãs de biojoias de Xambioá, rodou maioria dos quilombolos do Estado num trabalho inédito nunca realizado jornalisticamente.

Pisamos pela primeira vez na Cachoeira dos Macacos, lá em Arraias onde maioria das pessoas apenas passa para ir a Brasília. Desbravamos por horas de estrada de chão as belezas naturais de Paranã, cidade ainda pouco conhecida pelos próprios tocantinenses.

Mostramos as Serras Gerais como nunca se viu não só nos seus encantos mas principalmente pela gente que batalha para estruturar o turismo e assim foi com o jalapao. Aliás, que ano para o jalapao! Um 2021 onde a comunidade jalapoeira ecoou seu grito e sua voz e estávamos lá todas as vezes dando voz a todos os setores.

Quando todo um Estado estava aflito pelo processo de concessão pegamos estrada e fomos lá ouvir cada desbravador como mostra a Foto em destaque deste editorial.

Estávamos lá pessoalmente em momentos decisivos do Estado quando a concessão foi cancelada, por exemplo, e fomos o único veículo a estar lá. Nosso jornalismo é de corpo presente mesmo diante das dificuldades de manter isso.

Um ano que temos o orgulho de dizer que pautando reivindicações, a cultura e o Tocantins que maioria não vê conseguimos como imprensa contribuir com nosso Estado….

No campo dos conteúdos especiais mergulhamos fundo na área de Meio Ambiente onde o diretor Marco Jacob fez séries semanais de entrevistas esclarecedoras no Terça Ambiental. Esse e outros projetos, sob o comando dele, serão ampliados trazendo mais informações aprofundadas sobre assuntos importantes.

Pegamos estrada, furamos pneus, pegamos lama e poeira mas levamos o jornalismo para perto das pessoas. Contamos histórias de anônimos que fazem verdadeira revolução nas suas comunidades.

Nosso “jornalismo das pessoas” foi ampliado e chegou onde equipes jornalísticas nunca foram e essa é uma das principais conquistas deste ano.

Fazer jornalismo é cada vez mais difícil principalmente num Estado onde falta incentivo e valorização comercial da audiência dos veículos mas nos mantemos firmes!

Fomos alem dos links em WhatsApp ou da reprodução de notícias institucionais (importantes também para a população, é claro). Não faltou o factual sempre sem primeira mão mas nos desdobramos para oferecer mais!

No nosso “carro-chefe” que é a política amadurecemos os conteúdos, fizemos séries de entrevistas e buscamos sempre lá na fonte as informações corretas e apuradas. Foi um ano de muita informação em primeira mão e muito conteúdo exclusivo . Jornalismo político aqui é feito com responsabilidade sempre !

Queremos agradecer a todos os parceiros comerciais, aos anunciantes e principalmente a cada leitor que honra e consolida nosso trabalho todos os dias . Somos apaixonados por uma comunicação que dê voz e que potencialize os tocantinenses.

Em 2022, traremos mais novidades e já estamos prontos para uma cobertura de Eleições de alto nível neste momento político delicado que o Estado passa.

Um político comentou este ano quando me encontrou num evento: “vocês não param hein… estão rodando o Estado mais que político”… daí eu respondi: “é nosso dever como jornalismo”. Estar perto das demandas dos tocantinenses é um dos nossos propósitos enquanto veículo. E com o canal direto com a população, que nos aciona diariamente, estamos cada vez mais vigilantes e aprofundando também o jornalismo de dados em busca da transparência nas gestões.

Obrigada por sua audiência e confiança! Em 2022: antes de ser notícia , tem que ser verdade.

Maju Cotrim- Editora Chefe
Marco Jacob- CEO e Diretor Geral