O deputado Eduardo Siqueira Campos (DEM), apresentou na sessão matutina desta quarta-feira, 28, um Projeto de Lei que tem o objetivo de assegurar a todas as mulheres do Estado do Tocantins, a gratuidade e a obrigatoriedade dos exames clínicos e laboratoriais para a identificação precoce de trombofilia. E ainda, garantir o acesso ao tratamento e aos medicamentos que forem necessários.

O objetivo do deputado em apresentar esse Projeto de Lei é o levar mais informações para as gestantes, mas também pela importância da prevenção, do tromboembolismo, que pode e deve ser feita durante a gravidez, visando minimizar alguns fatores de risco. A trombofilia desenvolve a trombose e outras alterações em qualquer período da vida, inclusive, durante a gravidez, parto e pós-parto, devido a uma anomalia no sistema de coagulação do corpo.

De acordo com o deputado Eduardo Siqueira este tipo diagnóstico é de grande importância, pois pode evitar complicações na gravidez. O parlamentar destacou ainda, que um caso de trombofilia aqui do Tocantins foi notícia nacional, em virtude uma gestante ter perdido o bebê no último mês de gestação por falta do diagnóstico e de informação

“Este é um problema de saúde que exige um olhar atento por parte dos médicos que acompanham mulheres grávidas. A realização da investigação dos exames contemplados nesta propositura permitirá o diagnóstico precoce da doença e o correspondente tratamento, impedindo complicações na gestação, evitando o aborto e até mesmo o óbito do bebê”, avaliou o deputado.