Debate está previsto para o dia 25 de outubro, a partir das 22h. Disputam o segundo turno em Palmas os candidatos Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e Janad Valcari (PL).

 


Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira Campos (Podemos) — Foto: Gazeta do Cerrado

 

A TV Anhanguera realizará um debate com os candidatos do segundo turno das eleições para a Prefeitura de Palmas no dia 25 de outubro, com transmissão em tempo real pelo g1. A programação incluirá quatro blocos e considerações finais.

A capital terá pela primeira vez na história um segundo turno. Os candidatos Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e Janad Valcari (PL) concorrem as eleições.

 

O debate acontecerá na sede da TV Anhanguera, em Palmas, e começará às 22h, logo após a exibição da novela “Mania de Você”. Os blocos serão divididos em temas livre e determinado, da seguinte forma:

 

Primeiro bloco – tema livre

Segundo bloco – tema determinado

Terceiro bloco – tema livre

Quarto bloco – tema determinado e considerações finais

Todas as regras foram repassadas aos assessores dos candidatos nesta quinta-feira (17).

 

Ordem do debate

 

O sorteio vai determinar o candidato que vai abrir o primeiro bloco, de tema livre. O terceiro bloco, também de tema livre, será automaticamente iniciado pelo outro candidato.

 

O candidato que for sorteado para abrir o segundo bloco, de tema determinado, será o segundo a perguntar no quarto bloco, também de tema determinado.

 

Divisão dos blocos

 

Os blocos de tema livre terão, cada um, um total de 20 minutos de debate. Cada candidato terá 10 minutos e poderá administrá-lo livremente.

Os blocos com embate direto a partir de temas determinados terão, cada um, 20 minutos de duração total, sendo 10 minutos por tema. Cada candidato escolherá um tema entre os seis propostos pelo Jornalismo da TV Anhanguera, a partir da qual o embate direto se inicia. Os candidatos terão, cada um, cinco minutos para debater por tema e administram seu tempo livremente. Cada tema só poderá ser escolhido uma única vez, sem repetição.

 

Cada candidato terá também terá 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais, em ordem previamente estabelecida por sorteio.

 

Movimentação no estúdio

 

Durante o debate, os candidatos terão liberdade para se mover pelo cenário enquanto apresentam suas propostas. No começo e no término do debate, os candidatos podem se cumprimentarem com um aperto de mão, porém não podem se tocar durante o programa.

 

O candidato que estiver falando não pode ser interrompido. A palavra só é transferida para o adversário quando o outro se calar, evitando que os candidatos falem ao mesmo tempo, e dificultem a compreensão do público.

 

Em caso de desobediência, os microfones serão cortados para permitir que o mediador reestabeleça a ordem. Se um candidato proferir insultos pessoais contra outro, o candidato ofendido pode solicitar direito de resposta.

 

Entrevista em caso de ausência

 

No caso da ausência de algum candidato será realizada uma entrevista de 25 minutos com quem comparecer. Os temas das perguntas serão os mesmos que seriam usados nos blocos de tema determinado.

 

(Fonte: g1 Tocantins)