Maju Cotrim
O senador pelo Tocantins, Eduardo Gomes (MDB) foi nomeado nesta terça, 23, o relator da criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins, a tão aguardada UFNT. A definição já está no sistema da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.
Gomes, com o trânsito que tem no governo federal já que é vice-líder, poderá ajudar ainda mais a acelerar a criação da Universidade, um dos principais anseios da população acadêmica do norte do Estado desde 2016.
Uma audiência pública para ouvir a população deve ser realizada no Município de Augustinópolis.
Bastidores
Gomes se inscreveu primeiro para ser o relator e os senadores Katia Abreu e Iraja Abreu também colocaram o nome para a relatoria.
A senadora chegou a veicular em alguns grupos que ela estava na relatoria mas no sistema do Senado o nome que está e do senador Eduardo Gomes, conforme mostra a foto.
UFNT
O Projeto de Lei 5274/16, do Poder Executivo, cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por desmembramento de campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pela proposta, a nova universidade terá sede e foro no município de Araguaína (TO) e abrangerá a microrregião do Bico do Papagaio e entorno.
Na Câmara Federal um emenda foi apresentada para adequação financeira e orçamentária do projeto.
O texto original do Executivo estabelece que os atuais campi de Araguaína e Tocantinópolis passarão a integrar a UFNT. Com isso, todos os cursos e os alunos, assim como os cargos do quadro de pessoal, serão transferidos automaticamente para a nova universidade. Na Câmara Federal, a Comissão de Educação aprovou emenda para que sejam criados outros dois campi, em Xambioá e Guaraí.
Em 2016, o governo estimou que o custo mensal para a implantação da UFNT seria de R$ 893 mil, ao passo que o custo anual totalizaria R$ 11,9 milhões.
A criação da UFNT foi aprovada na Câmara Federal em novembro do ano passado.
________________________________________________________________________