Maju Cotrim

Araguaína recebeu o empenho do valor de R$ 3 milhões para uma ação inédita de meio ambiente. O senador Eduardo Gomes conseguiu o empenho e liberação do valor.

Em entrevista á Gazeta, o prefeito Wagner Rodrigues disse que o recurso para o projeto chega em bora hora.

“São recursos voltados exclusivamente para o meio ambiente para recuperação de nascentes, desassoreamento do rio Lontra e cuidados com meio ambiente, a emenda chega num momento importante da cidade”, disse em entrevista á Gazeta.

Ele agradeceu o empenho do senador na liberação do recurso e manifestou preocupação com a situação do Lontra.

Veja empenho:

 

O Rio

O Rio Lontra é um bom exemplo de rios urbanos que está gradativamente sofrendo em decorrência da expansão urbana e poluição. Assim, é necessário que haja maior compreensão e que discussões sejam ampliadas, sobretudo pautadas no fato de os rios representarem fonte de recursos e serviços indispensáveis.

O rio se localiza à margem direita do rio Araguaia, já no seu curso inferior, na Região Norte do Estado do Tocantins. O rio Lontra apresenta suas nascentes a oeste da serra dos Cavalos e ao norte da serra do Estrondo, em áreas do município de Araguaína, desenvolvendo-se no sentido geral Sudeste-Noroeste para contribuir, depois de se estender por duzentos quilômetros, à margem direita do rio Araguaia, entre Araguanã e Xambioá. Pela margem direita, os principais afluentes do rio Lontra são o córrego Cuia, o ribeirão Jacuba, o ribeirão Brejão, o córrego Curiti, o córrego Ouro Fino e o córrego Gameleira. Apesar dessa rica diversidade de configuração de afluentes, o Rio Lontra encontra se fortemente ameaçado. O maior problema e que historicamente Lontra desempenhou papel de grande importância para a população de ribeirinhos que vivia nas suas proximidades.