Maju Cotrim

O deputado estadual e filho do ex-governador Siqueira Campos, Eduardo Siqueira Campos conversou com a Gazeta do Cerrado sobre a posse do pai no Senado esta semana na terça-feira, 16.

O momento será histórico para o Tocantins. O titular da vaga, Senador Eduardo Gomes vai assumir uma Secretaria estadual no periodo que Siqueira estiver no cargo.

Eduardo, que sempre acompanhou de perto a carreira política do pai, destacou a importância deste momento.”Ele vai completar no Senado o que começou na Câmara”, disse.

Na carreira, Siqueira só não ocupou dois postos: o de prefeito e o de deputado estadual. “Na perspectiva de história, como autodidata na vida e na política ele construiu um patrimônio que poucas biografias do país conseguiram”, disse.

Eduardo lembrou que o pai projetou o Estado que saltou dez vezes mais em todos os índices dos estados vizinhos além disso sempre teve uma forma descentralizada de olhar o Estado. “Sempre pensou de forma sistêmica…despertou o Tocantins para o uso múltiplo das águas, por exemplo.

Quase unanimidade

Para Eduardo, o pai é quase unanimidade no Tocantins. “Ele continua um sonhador, fala dos sonhos, não se deixa cercear pelo tempo”, conta.

Sonhos

O ex-governador apresentará alguns projetos no período que estiver empossado. Ele se indigna com o fato de algumas cidades ainda não serem ligadas por asfalto e pela falta de escolas de tempo integral em algund locais.

Dentre as demandas defendidas pelo ex-governador estão a Norte-Sul com vagões para passageiros, a TO-0500 e ainda a ferrovia Leste-Oeste.

Gesto

O deputado comentou ainda sobre o gesto do senador Eduardo Gomes. “Ele faz o que gosta e faz bem, tem um talento raro, fico sem palavras diante de tamanha demonstração e síntese do que é o Eduardo nas nossas vidas”, disse ao relembrar que o companheirismo Político do senador.

Festa

Uma grande festa de comemoração acontecerá no dia do aniversário do ex-governador no dia primeiro de agosto onde ele receberá mais homenagens.

Siqueira chega ao Senado aos 90 anos e passará o aniversário de 91 empossado como senador. Ele irá para Brasília na terça e deve retornar ao Tocantins no mesmo dia.

O ato de posse deve ser acompanhado por familiares, chefes de poderes e pioneiros de Palmas.