Maju Cotrim
O deputado licenciado, Eduardo Siqueira Campos mesmo fora da Casa para tratamento de saúde acompanha as movimentações na Assembleia Legislativa comentou à Gazeta sobre o julgamento das contas do ex-governador Marcelo Miranda que tramita na Casa. Ele disse que o TCE deu parecer pela aprovação e que a Casa deveria seguir e que, além disso, se o não pagamento integral das emendas resultasse em rejeição das contas vários governantes já teriam tido esse problema.
Alguns Parlamentares estaduais defendem a rejeição das contas pelo não pagamento de emendas.
“Diariamente vemos multas aplicadas, cancelamentos de editais, decisões que não deixam dúvidas sobre o papel de controle de contas exercido pelo Tribunal..O instituto das emendas é recente no parlamento brasileiro, se fosse por esta razão as contas de outros presidentes da república já teriam sido reprovadas pais a fora”, comentou.
Ele disse ainda: “poderíamos analisar outras questões como não repassar o dinheiro dos consignados…podíamos deixar de aprovar por não também repassar diretos e conquistas para os servidores. Se tratando de emenda é comum a negociação entre parlamentares e Executivo sem ter um posicionamento sem que haja a ameça ou induzir o legislativo a uma situação que não pagar emendas pudesse implicar numa futura rejeição” comentou.
“Se o parecer veio pela aprovação penso que seria mais saudável para o convívio republicano que as contas por essa razão fossem aprovadas. Fico com a opinião do Tribunal e acho que a Casa com independencia e altivez deve seguir isso”, opinou.
As contas ainda tramitam na Casa.