O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta segunda-feira, 03. Com os dados oficiais, a educação municipal de Palmas continua colecionando excelentes resultados e alcança mais uma conquista se consolidando entre as melhores capitais.

Nas séries iniciais, 1º ao 5º ano a rede municipal, saiu de 6,2 do último Ideb em 2015 para 6,6 em 2017, e 5,6 para 5,8 nas séries finais, de 6º ao 9º ano. Vale ressaltar que, o MEC projetou para 2022 a meta do Ideb 6,0, mesmo assim, Palmas já avançou com essa meta. A média 6,0 é a meta estabelecida para países desenvolvidos conforme a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

De acordo com o Ideb, Palmas se consolida entre as melhores das capitais, ficando em 2º lugar, atrás apenas de Teresina-PI, com apenas dois décimos de diferença e na mesma escala de proficiência pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Segundo o Saeb, em Português, nas séries iniciais, Palmas aparece com 225,5 e Teresina com 230,43 ocupando a mesma escala de aprendizagem, ou seja, nível 5. Já em Matemática, a capital tocantinense aparece novamente na mesma escala de proficiência com 237,86 e a capital piauiense com 246,94.

Nas séries finais, em Português, Palmas conquistou proficiência 275,94 logo atrás de Teresina com 277,57. Em Matemática, a rede municipal de Palmas alcançou 270,84 e Teresina 285,43, deixando Palmas no geral com o mesmo nível e empate técnico com a 1ª colocada.

Com esses resultados, a Rede Municipal da Educação de Palmas mais uma vez se consagra também em 1º lugar tanto nas séries iniciais quanto nas finais, como melhor educação da região Norte do país e do Estado do Tocantins.

Escolas

Os dados oficiais do Ideb trazem ainda os resultados por unidade educacional. Nos anos iniciais, a Escola Municipal Beatriz Rodrigues alcançou a média 7,9, seguida pelas escolas Anne Frank e Henrique Talone com 7,5, Olga Benário e Monteiro Lobato com 7,4 e Monsenhor Pedro Pereira Piagem, 7,1. As escolas Sávia Fernandes, Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares e ETI Anísio Spínola também se destacaram com média 7,0.

Nos anos finais, o destaque é para a Escola Henrique Talone, com média 7,0, seguida da ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem 6,7, e Anne Frank com 6,5. As escolas Beatriz Rodrigues e Darcy Ribeiro com média 6,4, seguidas pelas ETIs Daniel Batista, 6,3 e Padre Josimo, 6,2. A escola do campo ETI Aprígio Thomaz de Matos, com 6,1, completa parte de cima da tabela. As escolas Antônio Carlos Jobim e Mestre Pacífico Siqueira Campos e Colégio Esportivo do Corpo de Bombeiros (Cemil) alcançaram a média 6,0.

Pedagógico

As escolas de Palmas contam com os Guias de Aprendizagem para auxílio nas atividades extracurricular. A Secretaria Municipal de Educação implantou também o Circuito Aproxima, que consiste em trocas exitosas entre os educadores, tornando as práticas de sala de aula numa rede de colaboração entre as unidades educacionais.

A rede municipal de Palmas também conta com o projeto “Aula Show” para revisar os conteúdos de Matemática e Português. O objetivo é oferecer aos alunos uma maneira diferenciada de aprender por meio lúdico utilizando equipamentos de multimídia, paródias de músicas, usando os descritores dos conteúdos, e materiais específicos preparados pelos docentes. Simulados, orientações, gincanas, atividades lúdicas como karaokê, vídeos, entre outras dinâmicas, são parte das aulas, durante os dias letivos da rede municipal de Palmas.

Referência e modelo de estrutura, qualidade e desempenho educacional, o sistema de educação implantado em Palmas, tem atraído diversos gestores de cidades brasileiras para conhecer os projetos inovadores e resultados positivos.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, comemorou após receber a notícia da consolidação e crescimento da Rede Municipal de Educação. “Recebo com muito entusiasmo esses resultados. Nossas escolas são protagonistas de projetos inovadores e vamos continuar turbinando com investimentos para melhorar ainda mais”, celebrou a gestora creditando os resultados a continuidade dos projetos. “A população de Palmas aprova nosso sistema de educação e, queremos fazer melhor ainda buscando parcerias e inovando, consolidando o padrão de qualidade como referência para o Brasil”, concluiu.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação