Ex-secretário Fábio Vaz volta às redes, defende Plano feito na gestão e avisa: “O PCCR não é do Fábio, não é do Wanderlei, é uma ação de Estado”

Após um período longe das redes sociais, o ex-secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, voltou a se manifestar publicamente e falou sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação, tema que domina o debate entre professores e servidores da rede estadual nos últimos dias.

Em um vídeo publicado nesta terça-feira, 30, em seu perfil no Instagram, o ex-gestor comentou sobre a expectativa pela publicação do relatório de gestão fiscal, previsto para hoje, etapa necessária para que o texto do PCCR seja encaminhado à Assembleia Legislativa.

“A pergunta que não pode faltar. Já sei! Você não é mais secretário, mas com certeza você vai saber falar sobre o nosso PCCR, que foi tão aguardado, né? Eita, essa pergunta não falta em lugar nenhum, viu?”, começou Fábio Vaz de forma descontraída.

O ex-secretário afirmou que o plano foi elaborado com responsabilidade técnica e diálogo com a categoria, passando por todas as etapas e órgãos competentes durante sua gestão.

“O PCCR da Educação é muito maduro e passou por um processo grande de discussão. Tudo que tinha que ser feito foi feito, passou pelos órgãos devidos e ficou na Casa Civil. Todas as medidas necessárias para o enquadramento foram tomadas pela gestão anterior, e agora é só publicar”, explicou.

Fábio ressaltou ainda que o PCCR não pertence a uma gestão ou figura política específica, mas deve ser entendido como uma política de Estado, construída para garantir valorização e estabilidade à carreira dos educadores.

“O PCCR não é do Fábio, não é do Wanderlei. É uma ação de Estado. Compreendo também que a nova gestão precisa de tempo para compreender o processo, acabou de chegar, não tem nem um mês. Mas quero dizer para todo mundo que o PCCR foi feito com muito amor, carinho, escuta e responsabilidade”, afirmou.

O ex-secretário reforçou o impacto social e simbólico do plano para a categoria, que há anos reivindica valorização e reconhecimento.

“Nossa categoria há muito sofre, já pesaram muito a mão na gente, e eu penso que está pronto. É só encaminhar. Desejo muito sucesso para todos os professores e acredito que a nova gestão vai encaminhar, sim, com certeza, porque nós merecemos. Estamos torcendo para que seja o quanto antes”, concluiu.

A gravação foi feita durante uma visita à Escola Estadual Professora Carmênia Matos Tocantins, em Palmeirópolis, onde Fábio Vaz lecionou antes de ingressar na gestão pública. A unidade é destaque no Estado, com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Tocantins no Ensino Médio, alcançando nota 5,5.

“Já viram professor de férias… na escola? Pois é, tem a saudade, os amigos e, claro, o cafezinho de lei”, escreveu na legenda da publicação.

Durante o reencontro com professores, o ex-secretário relatou ter recebido diversas perguntas sobre o andamento do PCCR e aproveitou para reafirmar sua torcida pela aprovação.

“Foi um reencontro cheio de afeto, boas lembranças e esperança no futuro da nossa educação. Sei o quanto avançamos pela categoria e sigo na torcida para que o tão esperado PCCR seja finalmente aprovado”, destacou.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins