Procura por escolas cresce em Palmas e pais antecipam matrículas para 2026

Começou a temporada de matrículas escolares e, com ela, o desafio de escolher a instituição ideal para os filhos. Qualidade de ensino, segurança, infraestrutura, alinhamento de valores e resultados em vestibulares estão entre os fatores mais observados pelas famílias.

Segundo dados da PNAD Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o investimento em educação representa cerca de 17% da renda mensal das famílias brasileiras. Por isso, a decisão sobre onde matricular os filhos tem sido tomada com cada vez mais cuidado.

Em Palmas, a procura por escolas começou mais cedo neste ano. O movimento reflete uma busca crescente por instituições que ofereçam, além de qualidade acadêmica, um ambiente acolhedor e voltado à formação cidadã. No Centro Educacional São Francisco de Assis (Cesfa), o currículo bilíngue e os projetos voltados à formação integral dos estudantes estão entre os diferenciais mais procurados pelos pais.

Para a diretora Cláudia Cristiane de Andrade, o segredo está em equilibrar aprendizado e propósito. “Além do conhecimento da grade curricular, nosso objetivo é que cada aluno desenvolva seu potencial de forma completa, aprendendo a pensar e a agir criticamente, com empatia e consciência social. Com isso, as aprovações nos melhores vestibulares são uma consequência desse trabalho diário”, afirmou.

Com o aumento das matrículas antecipadas, especialistas recomendam que os pais visitem as escolas, conversem com as equipes pedagógicas e observem o ambiente escolar. A escolha mais assertiva é aquela que reflete os valores da família e contribui para o crescimento integral das crianças, dentro e fora da sala de aula.