Equipe Gazeta do Cerrado
Profissionais da Educação municipal de Miracema do Tocantins, região central do Estado, paralisaram as atividades nesta quarta-feira, 20, para cobrar a gestão da cidade o pagamento do reajuste salarial referente a 2018 e 2019 e progressões atrasadas.
Segundo a classe, as atividades foram suspensas em todas as escolas municipais.
Apesar da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação informar que atendeu as solicitações feitas pelo Sindicado dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet-TO), via ofício protocolado em dezembro de 2018, o presidente regional do Sintet, Iata Anderson, afirmou que o objetivo do protesto foi sensibilizar a gestão com a dívida que tem com os trabalhadores e que nunca se negaram a negociar. (Veja a nota no final da matéria).
Com faixas criticando a gestão, dizendo que “Governo de repeito não aplica calote”, o protesto teve início na rua 1º de janeiro, passou em frente ao Paço Municipal, no centro comercial de Miraceme e finalizou na praça Derocy Morais.
Por outro lado, a prefeitura ressaltou também que tem interesse em se comprometer com a percentagem baseada no índice da inflação e assim cumprir com os pagamentos em dia.
Confira a nota na íntegra:
Nota Prefeitura de Miracema do Tocantins
A Prefeitura Municipal de Miracema, por meio da Secretária de Educação, Fernanda de Figueredo Fialho, informa que atendeu às solicitações feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet), via ofício protocolado em 17 de dezembro de 2018. Atendendo às solicitações referentes às progressões, gratificações, pagamento do décimo terceiro e retorno à data do pagamento ao último dia do mês. Ficando sem atendimento até o momento apenas o reajuste da data base, já que as partes ainda não entraram em comum acordo. A prefeitura tem interesse em se comprometer com uma percentagem baseada no índice da inflação e assim cumprir com os pagamentos em dia.
Com relação às gratificações dos secretários e diretores das escolas, a secretária informa que já foram restabelecidas as gratificações dos servidores efetivos desde o mês de janeiro.
________________________________________________________________________