O vice-presidente da Câmara Municipal de Caseara, vereador Suair Mariano de Melo (PSD) ficará à frente do Executivo interinamente após o afastamento da prefeita Ildislene Santana (DEM), investigada em operação da Polícia Civil que apura fraude em licitações. Além dela, vice-prefeito Francisco Neto (PTB), secretários municipais e o presidente da Câmara, Cleber Pinto Cavalcante (DEM), também foram afastados.

Os afastamentos aconteceram na Operação Najas, realizada pela 6ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC), deflagrada nesta terça-feira (5). Também foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão na sede da prefeitura e em endereços dos investigados. Estão afastados ainda os titulares das secretarias de Saúde, Educação, Finanças, secretaria de governo, Infraestrutura e obras, além de outros servidores públicos.

Ao todo, a polícia executou 15 mandados de afastamento da função pública, 20 medidas cautelares e recolhimento de fianças totalizando R$ 1,6 milhão. Todas as ordens foram emitidas pelo Tribunal de Justiça.

Com relação à condução da Câmara, os vereadores se reuniram em sessão ordinária na noite desta terça-feira (5) e houve a posse do vereador Gerivaldo Pereira Lopes (PTB), 1º secretário, para assumir a presidência da Casa de Leis.

O vereador Suair Mariano, que ficará como interino na prefeitura por tempo indeterminado, está no terceiro mandato na Câmara. Também já ocupou o cargo de prefeito de Caseara por dois mandatos.

Na cerimônia, Suair deu posse a Gerivaldo como presidente da Câmara. Gerivaldo, por sua vez, empossou Suair como interino na prefeitura.