Maju Cotrim – Gazeta do Cerrado
O empresário Tom Lyra tem boas expectativas à frente da Agência criada com a reforma administrativa para cuidar da área do Turismo e outras. A Gazeta do Cerrado fez uma visita especial nesta quarta-feira, 27, na sede da pasta e ouviu a equipe montada para gerir as áreas.
Tom apresentou dados e um balanço do que já foi feito em várias áreas desde que ele assumiu neste menos de um mês. São áreas que estão interligadas mas que requerem planejamento e ações distintas.
A equipe é pequena mas comprometida, segundo ele. Maioria são servidores efetivos. Ele fez uma reestruturação na própria sala de trabalho e personalizou de acordo com a pasta. A decoração contempla a diversidade cultural do Estado.
Tom Lyra já foi vice-Governador do Estado e como emprésario tem uma visão de projeção do Estado à nível nacional e internacional.
O desafio começou por aí: montar a estrutura de trabalho e ouvir cada setor para montar o planejamento.
A missão na pasta começou com uma série de visitas e reuniões com setores das áreas da Agência, principalmente do turismo. Tom avaliou ainda as sete regiões estratégicas do Estado e os tipos de turismo de cada uma delas.
Jalapão
Para o Jalapão especialmente ele disse que o Estado é um fomentador de atrativo e que pretende atuar nessa linha. “Eu consumia o Jalapão como turista e não como gestor”, disse.
Tom relatou a deterioração e necessidade de manutenção de alguns pontos turísticos do maior cartão postal do Estado. “Nas dunas encontramos uma carência grande de fiscalização”, relatou.
Em Mateiros ele ouviu os dois lados: a comunidade e dos entes que atuam no turismo no Jalapão. Nos atrativos particulares ele relata ter notado uma falta de ordenamento na harmonia entre os atrativos e a natureza. “Percebemos que o Estado deve intervir nisso no sentido de Orientação”, contou.
A Agência após a visita in loco no Jalapao voltou a conversar com os representantes do segmento apresentando o diagnóstico. Em 2018 foram 34 mil visitantes nas dunas do Jalapão, um aumento de 71% de crescimento com relação a 2017. “Nem a Torre Eifel nem a Muralha da China teve um crescimento desse”, ponderou.
Outro dado interessante: 35% das pessoas que foram são do Sao Paulo, depois Rjo de Janeiro e Tocantins em terceiro no fluxo de turistas. “Só tivemos 1% de turismo internacional”, disse. A França, a Italia e Portugal foram os três que mais visitaram o Jalapão.
A Gestão de Tom Lyra quer fortalecer o turismo internacional no Estado e no Jalapão.Ele e o governador Mauro Carlesse irão a China para evento entre os dias 15 a 17 de Maio.
A partir de agora, o Estado estuda medidas para reorganizar o turismo na região. O faturamento anual nos atrativos particulares do Tocantins passa de R$ 5 milhões mas nada vai para o Estado nem para a prefeitura.
Para o Jalapão está previsto ainda a construção de asfalto, uma demanda antiga da região e dos moradores.
Pesca esportiva
A gestão conversou com guias de pesca e outros representantes para ouvir as demandas das categorias. Esse é outro setor importante que movimenta mais de R$ 14 milhões por ano.
Temporada de Praias
Outro ponto de atuação é a preparação das Temporadas de Praia onde as mais tradicionais terão o apoio do governo.
Cultura
A área de Politica cultural do governo também está na Agencia de Turismo e Cultura comandada por Tom e que tem como superintendente Vieira de Melo.
Um encontro será realizado nos próximos dias com os representantes da cultura para discutir as demandas. O pagamento dos editais da cultura, deixado em aberto por outras gestões, é uma das principais demandas.
O segmento começou a ser ouvido com relação às demandas da Área e próximas Ações. Há uma grande expectativa dos ativistas culturais do Tocantins com relação também a como ficará o orçamento da área.
Outra notícia: Palacinho e o Memorial Coluna Prestes passarão por reforma. Os dois terão edital de ocupação lançados para receber eventos.
Economia criativa
Outro eixo de atuação da Agência é na área de Economia criativa que tem o jornalista Álvaro Júnior como responsável. A área vem para fortalecer a produção artesanal no Estado.A gestão faz um recadastramento e mapeamento de todos os artesãos do Tocantins. Ponte Alta do Tocantins lidera nessa área de produção artesanal e uma exposição em Brasília em breve vai mostrar a variedade e beleza do artesanato do Estado.