Foto – Google Imagens
A Justiça Eleitoral do Tocantins inicia, nesta segunda-feira (19/10), a distribuição da segunda edição das quatro Cartilhas Eleitorais Bilíngues para os Povos Indígenas do Estado. As publicações foram editadas em Português e nas línguas maternas dos povos Panhi (Apinajé), Iny (Karajá – Javaé – Xambioá), Meri (Krahô) e Akwe (Xerente). A ação integra o Projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas do TRE-TO.
Serão distribuídas 4.640 unidades das cartilhas entre os indígenas que residem nas aldeias que integram as zonas eleitorais de Miracema, Tocantinópolis, Cristalândia, Formoso do Araguaia, Pedro Afonso, Goiatins, Itacajá e Araguaína.
De acordo com o coordenador do projeto, juiz eleitoral Welligton Magalhães, a segunda edição das publicações reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com as ações de inclusão dos indígenas no processo democrático do nosso Estado. “Essa inclusão tem sido trabalhada nos últimos três anos com foco no diálogo entre culturas, no fortalecimento da representação política dos indígenas e na segurança das eleições em comunidades indígenas. É a Justiça Eleitoral garantindo o pleno exercício da cidadania por meio do voto livre e consciente”, avaliou o magistrado.
Nesta eleição 1.035.289 eleitores estão aptos a votar no Tocantins. Desse total, 5.192 são indígenas; a etnia Xerente detém o maior número de eleitores, com 1.049 aptos ao voto.
Confira quais zonas eleitorais vão receber as cartilhas:
Zonas Eleitorais
Etnia
5ª ZE de Miracema
Xerente
9ª ZE – Apinajé
Tocantinópolis
13ª ZE – Cristalândia
Karajá
15ª ZE – Formoso do Araguaia
Karajá (Javaé)
23ª ZE – Pedro Afonso
Xerente
32ª ZE – Goiatins
Krahô
33ªZE – Itacajá
Krahô
34ª ZE – Araguaína
Karajá (Xambioá)