Maju Cotrim
Na tarde desta quinta-feira, 7, foi definida a primeira chapa na disputa à prefeitura de Lajeado nas novas eleições. O ex-prefeito Júnior Bandeira do PSB vai disputar como cabeça de chapa e o prefeito interino, o vereador José Edival Gomes que é do MDB.
Segundo resolução publicada nesta segunda-feira, 4, o eleitor do município, que fica na região central do Estado, voltará às urnas no dia 1º de dezembro. Tércio Dias Melquíades Neto (PSD) e Gilberto Borges (PSC) tiveram os diplomas cassados.
De acordo com a segunda instância da Justiça Eleitoral, eles foram beneficiados com um esquema que envolvia compra de votos nas últimas eleições municipais ocorridas em 2016. Em razão do entendimento judicial que a decisão deve ser cumprida após o julgamento de segunda instância, – independentemente de recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – ambos foram afastados dos cargos.
Atualmente, o presidente da Câmara de Vereadores, José Edival Gomes (MDB), está governando a cidade. Lajeado pertence à 5ª Zona Eleitoral e conta atualmente com 3.169 eleitores e maior renda per-capita proporcional do Estado do Tocantins, em razão dos royalties da usina hidroelétrica construída em seu território.