As ações da OAB, Seccional Tocantins, serão na defesa da advocacia, prioritariamente. Esta foi a linha das respostas de Juvenal Klayber, candidato à presidência da Ordem pela Chapa Advocacia Unida, OAB Respeitada, ao participar do debate organizado pela Universidade Católica Dom Orione, nesta quinta-feira, 22, em Araguaína. Os temas propostos aos debatedores oportunizaram a Juvenal informar as metas que sua gestão vai adotar em prol dos advogados nas mais variadas regiões.

“Não existe OAB sem advogado. As causas republicanas, as pautas sociais são importantes, mas em primeiro, segundo e terceiro lugares estão os advogados”, afirmou, destacando que, “hoje não há representatividade na Ordem” e que “Araguaína será sim bem representada. Não temos candidato na Subseção em Araguaína, mas o que vencer estaremos juntos”.

Juvenal Klayber, quando no tema OAB e Sociedade, assegurou que sua gestão será intransigente na defesa das prerrogativas. “Não podemos deixar de atuar a favor do advogado para atuar em causas Republicanas. Onde houver violação aos direitos do advogado, a OAB estará presente. Vamos respeitar também a sociedade e as suas causas, mas primeiro será o advogado”, pontuou.

No tema anuidade, Juvenal Klayber adiantou que vai debater o assunto com a classe, para que ela possa contribuir com a definição do valor a ser pago. “Não aceitaremos interferência ou imposição da OAB Nacional. Nós é que conhecemos a realidade do Tocantins, que é um estado com 70% de servidores públicos e o advogado precisa ser visto de forma diferente”, afirmou.

Ao destacar suas propostas sobre a CAATO – Caixa de Assistência ao Advogado, Juvenal explicou que a composição da diretoria é eclética e tem a advocacia jovem no comando, com Maysa Oliveira candidata a presidente. “E o nosso vice-presidente da Caixa, Dr. Franklin Dias Rolins, é daqui de Araguaína. No nosso entendimento, a CAATO precisa ser social e vai atuar em todo o estado, onde o advogado estiver. Ela vai sair de sair de Palmas para o interior e vai implementar a OABPREV”, assegurou.

A participação da mulher no processo eleitoral compondo as chapas também foi debatido. No caso da Chapa Advocacia Unida, OAB Respeitada, Juvenal assegurou que “a participação delas nos cargos foi uma escolha por competência e não por segmento”. “A mulher precisa estar presente e nós estamos aumentando essa representatividade, tanto que temos como nossa vice, a Dra. Adriana Brandão, a secretária-adjunta é a Dra. Juciene Rêgo, de Gurupi, e nossa tesoureira é a Dra. Seilane Nolasco, de Palmas”, relatou.

A ESA – Escola Superior da Advocacia, foi um dos últimos temas do debate. Importante no processo de gestão da Ordem, “a Escola”, segundo Juvenal, “terá à frente os 12 advogados-professores que estão em nossa chapa. Serão eles que irão comandar”, esclareceu JK, que disparou: “Onde está a transformação que a atual gestão proporcionou através da ESA? Onde estão os cursos realizados. Nós iremos trabalhar em conjunto com os conselheiros Federais e Estaduais. Levaremos qualificação para todas as regiões do Tocantins”, concluiu.