Advogada vem como terceira via na disputa e tem foco no apoio ao jovem profissional e numa gestão impessoal.

Com data prevista para ser realizada entre 15 de novembro e 15 de dezembro, a eleição para a escolha da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional TO (OAB-TO) tem nome novo no pleito, porém  consolidado profissionalmente: o da advogada Rita Rocha, que concorre à maior representação da advocacia tocantinense pela primeira vez. “É uma visão nova, mas não menos experiente, pois é fruto de uma caminhada de 16 anos de trabalho somente aqui no Tocantins”, disse Rita, ao confirmar a pré-candidatura.

A decisão de Rita Rocha para entrar na disputa da presidência da OAB-TO vem baseada em um planejamento amplo a partir de dois pilares: impessoalidade e preparação do jovem profissional, conforme ela explica: Depois que passa na prova da OAB, muitas vezes o jovem advogado fica perdido ao ir à prática, sem saber como se inserir no mercado e, por vezes, sem apoio da classe. A intenção é ajudá-los, porque profissionais qualificados fortalecem a nossa Ordem”. E acrescentou: “Apoiaremos o recém-formado, faremos jus ao apoio maciço que temos recebido das mulheres, mas aplicaremos o princípio que rege o Direito Administrativo: Impessoalidade, pois, assim, a gestão alcança a todos, com solidariedade, liberdade e modernidade ”.

Com vasta atuação em diferentes áreas, por ser especialista em Advocacia Agrária, Trabalhista Empresarial e Contratos, um dos destaques da trajetória de Rita Rocha é o desempenho na própria OAB-TO, onde foi Conselheira Estadual, Procuradora Adjunta de Prerrogativas, vice-presidente da Comissão Agrária, presidente da Comissão Especial de Cultura e Eventos da OAB/TOe ainda presidente da Comissão Especial de Alvará Judicial Eletrônico, todas as funções no triênio 2016-2018. Inclusive, para a pré-candidata, atuar na Ordem, com atribuições tão distintas, a fez compreender ainda mais particularidades do dia a dia de colegas de segmentos e opiniões tão diversas.

Perfil

Rita de Cássia Vattimo Rocha tem 44 anos e é natural de Rosário do Sul (RS). É casada com Nicodemus Rocha, tem duas filhas, Maria Rita e Maria Clara, e é avó do Henrique.

Graduou-se  em Direito pela URCAMP (Centro Universitário da Região da Campanha) – RS, em 2001. É pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela UniCatólica-TO (Centro Universitário Católica do Tocantins) e atualmente é pós-graduanda em Direito Agrário pelo IDCC (Instituto de Direito Constitucional e Cidadania).

Trabalhou em escritórios de advocacia  no Sul do País até  2004. No ano seguinte mudou-se para Palmas-TO, onde continuou advogando por meio de escritórios até 2012, quando se tornou sócia do Bueno e Rocha Assessoria e Advocacia. Em 2015, fundou o escritório Rita Rocha Advocacia e Assessoria.

Rita Rocha ainda é associada da Academia Brasileira de Direito do Agronegócio, participa da Comunidade Trabalhista Empresarial e é colunista da Revista PMW Digital.