Uma pesquisa feita pelo Instituto Skala no município de São Miguel do Tocantins mostra a atual prefeita Elisângela Alves (PP), disparada na frente com 50,2% das intenções de votos para as próximas eleições municipais. Esse percentual foi obtido na pesquisa estimulada, quando são mostrados os nomes dos prováveis candidatos aos entrevistados.
Nesse cenário, Alberto Moreira aparece em segundo com 15,1%. Em terceiro, Dino com 10,5%. Paulo Humberto aparece com 7,9%, na quarta posição. Clésio da Toc Mil foi lembrado por 2,4% dos eleitores e Ronaldo por 1,2%. Não souberam responder 9,7% e 3% disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes e o eleitor fala quem vem à cabeça quando é questionado em quem vai votar, Elisângela também lidera a preferência do eleitorado. Ela é lembrada por 32,9%. Alberto Moreira é citado por 10,4%. Dino tem a preferência de 3,7%, e Paulo Humberto de 2,4%. Clésio da Toc Mil e João da Farmácia são lembrados por 1,2%. Já 0,6% disseram que votariam em Ronaldo, e 47,6% não opinaram.
A pesquisa foi realizada dia 13 de julho. Foram entrevistadas 164 pessoas na cidade de São Miguel. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), sob o número 006064/2020.
Rejeição
A pesquisa quis saber também em quem os eleitores de São Miguel não votariam de jeito nenhum. Entre os candidatos mencionados pelos eleitores Elisângela é citada por 24,4%. Alberto Moreira apresenta 12,2% de índice de rejeição. Dino parece com 22%. Paulo Humberto tem índice de rejeição de 9,8%, enquanto Clésio da Toc Mil, 6,8%. Ronaldo registra 4,9% de rejeição. Não rejeitam nenhum candidato 14%, e 17,6% não opinaram.
Aprovação
A pesquisa Skala ainda avaliou o desempenho da administração de Elisângela pelos eleitores. Conforme a pesquisa, a prefeita tem a aprovação de 60,4% dos eleitores. Os eleitores que declaram que desaprovam a administração representam 29,5%. Não sabem, 10,1%.