Em reunião nesta quarta-feira (26/1), dirigentes do PT, PSB, PCdoB e PV avançaram nas definições de como será o comando da federação partidária que essas legendas pretendem formar em torno da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A direção da frente deve ser composta por 50 integrantes. Esse grupo será chamado de assembleia da federação deverá ser coordenado por um presidente e três vices.

Os partidos ainda discutem se adotarão um rodízio na presidência da federação, ou seja, em cada ano uma legenda ficaria com a presidência.

Proporcionalidade

A ideia é que a composição da assembleia siga o peso de cada partido no cenário nacional, ou seja, o número de votos que cada legenda conseguiu no Congresso Nacional.

Neste caso, o PT ficaria com 27 cadeiras da assembleia, o PSB, com 15, o PCdoB e o PV, legendas que não conseguiram cumprir a cláusula de barreira, teriam, cada um, 4 vagas.

Essa proposta foi discutida na reunião desta quarta que contou com a participação da presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), do presidente do PSB, Carlos Siqueira, da presidente do PCdoB, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, e do presidente do PV, Luiz Penna.