Equipe Gazeta do Cerrado

A polêmica eleição do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) é o assunto do dia. Na sexta-feira, 10, a Chapa 2 encabeçada pelo candidato Elizeu Oliveira ganhou a eleição por 43 votos de diferença. Porém, nessa segunda-feira, 13, a Comissão Eleitoral acolheu pedido feito na íntegra pela Chapa 2 no dia da eleição, solicitando a impugnação de todas as urnas de Araguaína e consecutiva anulação de todos os votos ali depositados.

Segundo a Ata, no dia da eleição não foi possível que a Comissão Eleitoral examinasse as ocorrências apresentadas durante o processo eleitoral, tendo sido publicado somente o resultado dos votos apurados. Nesta segunda-feira 13 é que a Comissão Eleitoral teve posse de todas as atas de apuração das sedes regionais e dos fatos registrados nela, principalmente, do pedido de impugnação das urnas de Araguaína, feito pela Chapa 2.

Assim, com a anulação de todos os votos das urnas de Araguaína, foi preciso retificar o resultado da apuração da Eleição Geral do SISEPE-TO. A Chapa 1 ficou com 792 votos e a Chapa 2, com 772 votos.

A Gazeta conversou com Elizeu nesta manhã de terça-feira, e segundo ele não foi feita nenhuma impugnação de urnas. “O que aconteceu foi apenas a substituição dos parentes (esposa e duas irmãs) do candidato à diretor naquela regional, que estavam à frente das mesas coletoras”, disparou.

Elizeu explica que quando foi feita a impugnação, a comissão eleitoral ignorou o pedido, porém, com o resultado desfavorável a chapa 1 resolveram anular as urnas e favorecer a outra chapa. O opositor ainda destaca que eles já estão a 16 anos à frente do sindicato.

“O atual presidente não vai largar o sindicato fácil. E conforme a impressa, o presidente e presidente da comissão eleitoral são sócios na cooperativa de trabalho, onde o principal contratado é o Sisepe. Então, é claro que há a intenção de favorecer a atual gestão. O que nos identificamos é que há parcialidade na comissão eleitoral”, afirmou.

Recurso

A Chapa 2 tem até às 18:38 desta terça-feira para recorrer sobre eleição do sindicato. Elizeu confirmou que a equipe jurídica já esta trabalhando no recurso.

Aos 46 anos, Elizeu foi o candidato da oposição e quando foi anunciado o primeiro resultado da eleição a vitória dele foi comemorada por vários servidores e vista como uma oxigenação no sindicato.