Deputados Nilton Franco, Vilmar Oliveira e Jair Farias – Foto: Montagem Gazeta

Maju Cotrim

O resultado das eleições municipais deste ano acabou lançando cotações sobre alguns deputados estaduais que saíram com base forte e podem alçar voos maiores em 2022.

O deputado do MDB, Nilton Franco levou uma comitiva de prefeitos para Brasília esta semana contabilizados por ele como sua base de eleitos ou reeleitos. Mesmo sendo da região do Vale Araguaia ele ampliou as bases tendo apoio em cidades de diversas regiões.

Procurado pela Gazeta ele não descartou a possibilidade de disputar uma cadeira na Câmara Federal em 2022, mas disse que isso depende do cenário quando chegar a eleição estadual. Franco é do MDB que tem a deputada federal Dulce Miranda. O MDB já chegou a ter três federais há tempos atrás.

Deputado discreto em falas no plenário mas atencioso com suas bases, Vilmar Oliveira é outro cotado para disputar na Câmara Federal. O SD já tem dois deputados federais sendo Tiago Dimas uma revelação política em 2018 como mais votado.

Jair no Bico

Na região do Bico, Jair Farias se revelou um articulador nato nas eleições deste ano. Teve sucesso com uns aliados e com outros não mas esteve na articulação dos palanques de municípios chaves da região. Também está no MDB o que mostra um cenário não tão simples assim.

No Bico o MDB elegeu o maior número de prefeitos e triplicou o número de vereadores com a atuação dele.

Outros nomes estaduais são cotados e apoiaram eleitos de cidades importantes porém a decisão se vai ou não buscar um mandato em Brasília tem outra variáveis a se considerar. Tempo eles têm de sobra para avaliar além disso o Estado tem atualmente uma bancada
federal atuante e bem avaliada pelos prefeitos e vereadores.

A disputa para federal não é fácil, são apenas oito cadeiras disputadíssimas toda Eleição.

Vários deputados estaduais saltaram da Assembleia para a Câmara Federal nas últimas eleições. Na última eleição foram Osíris Damaso do PSC e Eli Borges do SD.

Atualmente dos 8 federais do Estado maioria teve o primeiro mandato já na Câmara dos Deputados sem passar pela AL.