Maju Cotrim

Foi divulgado o resultado do elite parlamentar de 2021, de acordo com lista elaborada pela consultoria Arko Advice. A seleção é feita desde 1998 e indica quem são os deputados e senadores mais influentes do Congresso Nacional, segundo critérios como ter liderança formal ou informal.

PT, PSD e MDB são os partidos que emplacaram o maior número de congressistas que fazem parte da elite parlamentar de 2021.

Para o primeiro tipo, contam os cargos e funções ocupados na estrutura do Parlamento, como posições na Mesa Diretora, na liderança de governo, ocupar presidência de comissões relevantes ou dos principais partidos políticos nacionais, além da relatoria de matérias de grande importância para a agenda legislativa.

O Tocantinense líder no Congresso, senador Eduardo Gomes está dentre os mais influentes no Senado com reconhecimento por sua articulação na discussão e aprovação de grandes pautas no Congresso.

Senador Eduardo Gomes – Foto – Divulgação

Além de Gomes estão na lista em outras categorias: Irajá Abreu por ser primeiro secretário do Senado e sua mãe, Kátia Abreu como debatedora.

Senadores Irajá e Kátia Abreu – Foto: Divulgação

Deputados

Dentre os parlamentares federais do Estado esta apenas a Professora Dorinha que é uma das principais líderes da educação do país.

Líderes informais são divididos em cinco categorias. Há aqueles classificados como debatedores com boa capacidade oratória, a exemplo dos deputados Tábata Amaral (PSB-SP) e Kim Kataguiri (DEM-SP) e do senador Humberto Costa (PT-PE); os especialistas, como os deputados Alexandre Padilha (PT-SP) e Dr. Luizinho (PP-RJ), na saúde, e o senador Antonio Anastasia (PSD-MG), em temas jurídicos; e os articuladores, a exemplo dos deputados André Figueiredo (PDT-CE) e Soraya Santos (PL-RJ) e dos senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Outros dois perfis de congressistas da elite que têm influência informal são os líderes setoriais, que representam fortes grupos de pressão, caso dos presidentes de frentes parlamentares como os deputados Capitão Augusto (PL-SP), da segurança pública, e Cezinha de Madureira (PSD-SP), dos evangélicos; e os líderes de grupos políticos, como o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o irmão Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filhos do presidente da República Jair Bolsonaro.

A elite parlamentar de 2021, segundo a Arko Advice, é formada por 124 congressistas: 89 deputados federais e 35 senadores, ou seja, cerca de 21% do total dos 594 representantes do Congresso Nacional. Destes, 79 parlamentares são classificados como lideranças formais e 45 como informais.
O PT é a legenda com o maior número de lideranças, com 14 parlamentares, seguido pelo PSD e MDB com 13 cada e pelo DEM com 11 congressistas.

Regiões

Pelo recorte estadual, São Paulo é a unidade da Federação com o maior número de lideranças, com 23 parlamentares, seguido por Minas Gerais, que tem 12, e Pernambuco com dez congressistas. As regiões Sudeste e Nordeste são as que têm mais parlamentares na elite, com 45 congressistas cada.