Pref Palmas 16/10/20

Em abertura da safra, Carlesse anuncia projeto de desburocratização de licenciamento ambiental

Por Gazeta do Cerrado | 16/10/2020

Última atualização em 16/10/2020 19:07

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, afirmou que vai enviar, nos próximos dias, projeto de lei à Assembleia legislativa criando Lei Geral de Licenciamento Ambiental do Tocantins. O anúncio foi feito, aos produtores e aos representantes do agronegócio do Estado, durante a abertura oficial do plantio da safra 2020/2021, realizada nesta sexta-feira, 16, na sede da Agricultura Tia Maria, município de Gurupi, no sul do Estado. 

Com o tema Tocantins – Terra de Oportunidades, o evento contou com a participação de produtores, representantes de empresas ligadas ao agronegócio, instituições financeiras, técnicos e estudantes pesquisadores.

Para o Governador, “a aprovação desta propositura vai simplificar várias atividades voltadas ao agronegócio. Vai diminuir a burocracia e ao mesmo tempo manter a preservação do meio ambiente”, ressaltou ele, explicando que, com essa lei, os proprietários rurais vão poder realizar os seus próprios licenciamentos.  

Mais uma vez, Mauro Carlesse destacou a importância do agronegócio no contexto econômico do Tocantins e a satisfação em estar com os representantes do segmento no momento da abertura oficial do plantio de mais uma safra, com a expectativa de crescimento da produção. “Tivemos um aumento de 15% na safra passada e a nossa expectativa é de aumento na safra que se inicia agora, principalmente com relação às culturas do milho e da soja, que são o carro-chefe da nossa produção”, informou. 

O governador Mauro Carlesse ressaltou ainda que o Governo do Tocantins é um parceiro do produtor e vem investindo na melhoria da infraestrutura rodoviária para ajudar quem produz. “Estamos investindo na melhoria das nossas rodovias, nas estradas vicinais e em outras ações para facilitar o escoamento e reduzir o custo de produção para os nossos produtores”, pontuou. 

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Thiago Dourado, pontuou que o lançamento do plantio sempre representa um momento de confraternização dos representantes do setor, e também para discutir estratégias para o plantio. Segundo ele, a expectativa é de um novo recorde da produção tocantinense com crescimento na ordem de 10% com relação à safra anterior. “O volume de crédito disponibilizado foi aumentado em todos os bancos e as instituições financeiras. Então, está tudo capitalizado e o mercado internacional está aumentando a demanda, portanto, o cenário é bastante positivo para que a gente possa bater mais recordes nesta próxima safra”, previu o Secretário.

Thiago Dourado lembrou ainda que a lei geral de licenciamento ambiental é mais uma iniciativa que vai desburocratizar e dar mais dinâmica ao setor produtivo do agronegócio. “O Governador tem sido muito sensível a essa agenda e sabe conciliar a plataforma da agenda ambiental com a agenda produtiva e, agora, está trazendo a responsabilidade do licenciamento ambiental para o produtor. O produtor será responsabilizado pelo processo. O processo será menos burocrático e mais responsabilizado, porque é ele quem tem que saber o que é certo ou errado e se comprometer com as regras ambientais”, frisou. 

Produção

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o crescimento na área de plantio pode ser observado com o fechamento da safra 2019/2020, que mostra uma produção recorde no Estado, atingindo 5,86 milhões de toneladas, valor 15,4% superior aos 5,08 milhões de toneladas da safra 2018/2019. 

O evento contou com a presença do superintendente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo; do presidente da Federação da Agricultura do Tocantins, Paulo Carneiro; do deputado estadual Olyntho Neto; presidentes de sindicatos rurais do Estado; e outros representantes do agronegócio tocantinense.

 
Fotos: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
majucotrim@gazetadocerrado.com.br

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
marcojacob@gazetadocerrado.com.br

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
portal@gazetadocerrado.com.br

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
comercial@gazetadocerrado.com.br

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
marcojacob@gazetadocerrado.com.br