Eleições serão intensificadas no ambiente digital 


A largada para o início da campanha eleitoral este ano ocorre em 26 de setembro, quando se inicia a propaganda eleitoral no rádio, na tevê e na internet. A votação será em 15 de novembro, ou seja, serão 44 dias para que os partidos projetem seus candidatos a prefeitos e vereadores ao eleitorado. O eventual segundo turno ocorre 14 dias depois, em 29 de novembro.

 

Além de ser uma campanha a jato, o corpo a corpo moderado entre os candidatos e os eleitores vai depender ainda da situação sanitária por conta da pandemia do novo coronavírus.

Segundo presidentes de legendas, os partidos não estavam preparados para mudanças tão radicais ocasionadas pela pandemia, no entanto, a maior mudança será o investimento no aprimoramento das redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram, além das lives transmitidas pelo Youtube.

A Gazeta ouviu presidentes de vários partidos que afirmam que estão readequando e estudando as estratégias. O PSL, por exemplo, já lançou plataforma online para ouvir as pessoas através do plano de governo.

O PSDB já lançou candidatura por live. O PSB faz constantemente reuniões de cerca de 200 pessoas para discutir pre-candidaturas. A exploração do ambiente virtual porém tem regras e deve acontecer de forma comedida até para sobrecarregar os eleitores, alertam especialistas.

O formato das convenções, eventos disputados entre candidatos que enchem auditórios, também já está sendo rediscutido.

Acesso á internet

No Tocantins 28% dos domicílios não tem acesso á internet segundo os dados mais atuais do IBGE. Os três motivos para a ausência foram 34% por falta de interesse em acessar, 23% por nenhum morador saber usar e 19% por considerarem o serviço caro.

O rendimento médio de quem usa internet no Tocantins é de R$ 1.383 e os que não usam R$ 813. 99% acessam pelo celular. 34% dos domicílios tem computador no Estado.

Em 2018, 76% dos tocantinenses possuíam celular.

Veja abaixo as datas do calendário eleitoral deste ano:

 

a partir de 11 de agosto: emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;

 

31 de agosto a 16 de setembro: período destinado às convenções partidárias e à definição sobre coligações;

 

26 de setembro: prazo para registro das candidaturas;

 

a partir de 26 de setembro: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;

 

após 26 de setembro: início da propaganda eleitoral, também na internet;

 

27 de outubro: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;

 

15 de novembro: primeiro turno da eleição;

 

29 de novembro: segundo turno da eleição;

 

até 15 de dezembro: para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;

 

até 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.