Maju Cotrim
A audiência que discute a Transbananal deu espaço para vários caciques opinarem sobre a obra e o projeto. Eles se declararam a favor da rodovia mas questionaram detalhes e o retorno para a comunidade. O encontro reune os governadores do Tocantins e do Mato Grosso alem do ministro Tarcisio.
O líder indígena Karaja falou na audiência e disse que na Ilha do Bananal tem muitos indígenas humildes. “Transbananal é realmente vai facilitar o acesso… branco nunca chegou para nós e explicou a importância e qual melhoria vai levar para nossos povos. Faltou negociação chegar nos indígenas e esclarecer com a gente”, disse. Ele questionou de os indígenas terão participação no pedágio e o retorno social para as comunidades. “Tem que esclarecer as cosias pra gente e alguns tem medo..mas eu sou a favor da Transbananal”, declarou no final.
O cacique Cléber disse que articulou os demais líderes indígenas da região. “Primeira vez que nós nos unirmos. Somos mais de 12 caciques onde falamos da importância da Transbananal pra a gente…muitos falam que vai trazer problemas…”, Disse. “O que queremos é melhoria para nosso povo que sofre. Quem sabe somos nós e por isso viemos aqui. Queremos o consenso e estamos juntos nesta batalha com vocês”, disse.
O líder Vantuil Javae também falou e disse que é preciso discutir mais. “Somos a favor do desenvolvimento mas não a qualquer custo”, disse. Ele repudiou qualquer manipulação política.
O vereador de Formoso, Robson que e liderança indígena disse que e preciso avaliar todos os lados. “A estrada traz desenvolvimento e conhecimento”, disse.