Foto – Aneel/Divulgação
“O Tocantins tem um potencial energético muito forte. Temos várias outorgas que estão paradas e queremos movimentar esse potencial. Saímos dessa reunião com a ideia de fazer um encontro com o setor para viabilizar, o mais rápido possível, para que esses projetos saiam do papel e entrem em operação no Estado”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.
Como resultado da reunião, o diretor de Relações Institucionais da concessionária Energisa, Alankardek Moreira, explicou que o diálogo com a Aneel foi positivo, já que a Agência pode ser parceira em destravar esses processos e auxiliar os eventos com o setor. “Nosso objetivo maior é destacar o potencial do Estado que é gerar energia através das PCHs [Pequenas Centrais Hidrelétricas] e ao mesmo tempo desenvolver regiões e aumentar a oferta de emprego, não só durante a implantação do empreendimento, mas também durante a operação”, relatou.
Durante a reunião, o futuro diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, sinalizou a possibilidade da realização de um evento com apoio da Aneel com empreendedores do setor energético. “Podemos fazer uma feira de empreendedorismo, um workshop, um evento, além de contribuir com palestras, apresentar as potencialidades e com isso, desenvolver negócios no Tocantins”, comentou.
O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, que também participou da reunião, destacou o potencial energético do Tocantins e como o momento foi importante, principalmente, para os projetos e pautas futuras. “É nossa responsabilidade criar um ambiente governamental para que esses projetos possam ter êxito e serem bem-sucedidos, gerando emprego e renda, além de garantir a preservação do meio ambiente, utilizando adequadamente os nossos recursos naturais”, declarou o presidente.
Também participaram da reunião o titular da Secretaria Executiva da Governadoria, Jairo Mariano; e o secretário de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Hercy Filho.
Fonte- Secom Tocantins