Durante visita  em algumas competições em Gurupi nesse domingo (02),  o candidato a vice – governador Oswaldo Stival Junior (PSDB),   pela chapa de Amastha (PSB),  conversou com alguns esportistas que relataram  descaso.
” Passamos o dia visitando alguns torneios aqui na cidade, tanto de futebol, quanto de vôlei.   Conversamos muito com os líderes desses times e com os competidores e a situação é preocupante.   É  preciso   vontade política e um bom planejamento. Nossa juventude está  padecendo. Vamos mudar essa realidade, chega de tanta desvalorização,   nossos jovens “é o agora” e por isso é fundamental investir desde a base até a fase adulta dentro da área esportiva”,  ressaltou Oswaldo Stival Junior.
Em um torneiro de vôlei onde reuniu atletas de escolas de várias cidades do Tocantins, os grupos tiveram que conseguir patrocínios com empresas, familiares  e montar parcerias para realizar  a competição.   A principal queixa foi a falta de interesse do poder público.   No torneio de futebol de várzea  não foi diferente,   eles  promovem as competições de forma aleatória, visto que  o único apoio vem do município.
 O candidato a vice,   falou sobre o plano de governo de Amastha na área esportiva, entre  elas a implementação da  Lei Estadual ao esporte, criação do bolsa atleta,  programa juventude ativa que será o esporte   em períodos noturnos  dos espaços públicos, jogos populares indígenas e de pessoas com necessidades especiais, além de oferecer  a infra-estrutura necessária, são algumas das ações que serão realizadas pelo governo Amastha para o esporte.