Lagoa da Confusão – Divulgação

Lucas Eurilio

Os moradores de Lagoa da Confusão, região oeste do Tocantins, estão indignados com a nomeação de vários parentes do prefeito Dr Thiago Soares Carlos (DEM) e também de familiares de vários vereadores da cidade.

Documentos enviados ao Gazeta do Cerrado pela população –  podem ser encontrados no site da Prefeitura –  comprovam que as nomeações foram realmente feitas desde o início da atual gestão. O primeiro decreto é do dia 1º de janeiro com a nomeação Cleiton Rodrigues Panta, que seria primo do prefeito. (Veja todos os decretos com nomeações no final da reportagem).

A população  acusa ainda o gestor de cometer nepotismo. Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), esse crime “ocorre quando um agente público usa da posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes. A prática é vedada pela Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade. Além disso, outras legislações, como a Lei nº 8.112/1990 e a Súmula Vinculante nº 13, também tratam do assunto”.

No “festival de nomeações”, até a esposa do presidente da Câmara de Vereadores teria sido contratada para ocupar um cargo público.

Seriam familiares do prefeito

Conforme os Decretos Municipais foram nomeados:

Ana Rodrigues de Brito – Tia nomeada como Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Januária Pereira Brito – Prima nomeada como Coordenadora de Apoio Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Cleiton Rodrigues Panta – Primo nomeado para um cargo na Secretaria Municipal de Finanças.

Dr Thiago teria nomeado ainda Rosenira Pereira de Souza Santos, esposa do presidente da Câmara Luiz Edvaldo Coelho dos Santos como Sub-secretária do Fundo Municipal de Assistência Social.

Além dela, Patrícia Rodrigues Costa Cardoso, esposa do vereador Welice Cardoso da Costa foi nomeada como Coordenadora Pedagógica, Antônio Domingos Coelho irmão dos vereadores Luiz Edvaldo Coelho dos Santos e Alan Coelho dos Santos como Sub-secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, e, Lavínia de Souza Barros, esposa do vereador Napoleão Dionísio da Costa também como Coordenadora Pedagógica.

O que diz o prefeito?

Nossa equipe entrou em contato com o prefeito Dr Thiago através da Secom Municipal na tarde desta terça-feira, 16. Já nesta quarta-feira, 17, conversamos com o próprio prefeito e até o final da reportagem nenhuma resposta havia sido enviada. Nossa equipe aguarda um posicionamento oficial sobre as nomeações.

O Gazeta do Cerrado tenta contato com todos os citados na reportagem e ressalta que o espaço está aberto caso haja interesse das partes em se posicionar sobre o assunto.

Veja os decretos com nomeações

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

 

Divulgação

Divulgação