Maju Cotrim

A coletiva do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade teve vários pontos abordados. Após falar do balanço do ano, Antônio Andrade respondeu a questionamentos da imprensa.

Ele citou a parceria com os Poderes sem submissão. “Não existe submissão e sim respeito e saber que a parceria e em benefício do povo do Tocantins”, disse.

Sobre a relação com o governo Mauro Carlesse ele disse que ele pode até estar agradando, mas está fazendo uma gestão de organização do Estado. “Poucos tem coragem como Carlesse de fazer uma gestão voltada para a organização do Estado”, disse.

Com o Poder Judiciário, ele disse que também fez boas parcerias para dialogar e dar sugestões. “O Tocantins precisa da harmonia dos Poderes, quem ganha com isso e a população”, disse.

O presidente falou ainda sobre a Rádio Legislativa que será implantada já em 2020 para levar as notícias e ações da Casa. “2020 é um ano que promete muito”, disse.

Emendas

Durante todo o ano alguns deputados chegaram a reclamar em plenário sobre o pagamento das emendas parlamentares. Questionado sobre qual o clima, o presidente da Casa, Antônio Andrade frisou que é obrigação do governo pagar e que as obras são “não é favor nenhum o governo pagar as emendas, o governador se comprometeu com todos os deputados que vai atingir aproximadamente 80% das emendas até 31 de dezembro”, revelou.

Ele citou as festas tradicionais, que sempre recebem várias emendas que precisam de liberação. “Acredito que o governo vai cumprir o compromisso com os deputados”, disse. Ele afirmou ainda que cada deputado já recebeu cerca de R$ 2 milhões.

“É o governador que vem realmente cumprindo seu compromisso”, elogiou.

O presidente criticou a PEC contra a extinção dos municípios e chamou de “proposta vergonhosa”. “A Assembleia vai se manifestar na hora certa contra essa proposta vergonhosa”, disse.