Equipe Gazeta do Cerrado

Moradores do maior município do sudeste do Tocantins, Dianópolis, pedem a reforma do ginásio de Esportes Sólon Póvoa Filho. Segundo os munícipes, o prédio está fechado há oito anos e aguarda reforma pelo Governo do Estado desde 2014.

De acordo com relatos de moradores, a cada ano que passa a estrutura física do ginásio tende a piorar e se agravar.

Para os dianopolinos, a conclusão da reforma garantirá às crianças, jovens e esportistas, um local apropriado e seguro para práticas esportivas. Além de tudo, a falta  de  um  local adequado  para  as  atividades  de  esporte  na cidade, contribui  para  que  muitas  crianças e  jovens  fiquem  vulneráveis  ao  álcool  e  outras drogas.

O outro lado

Em resposta à Gazeta, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informou que trabalha para realizar a manutenção necessária do ginásio a fim de assegurar o funcionamento da unidade esportiva.

A pasta também ressalta que a licitação para a reforma do ginásio foi realizada em março de 2018, pelo valor global de R$367.716,44, tendo como vencedora do certame a empresa CAP Engenharia Eireli – ME, mas tal reforma não foi executada. Já nesta gestão, a empresa foi acionada para manifestação quanto ao interesse na execução dos serviços, e, devido ao lapso temporal, solicitou a atualização dos valores, visto que houve a depreciação dos preços.

A Seduc ainda destaca que, realizados os trâmites para atualização do processo, a Secretaria realizará os procedimentos de dados orçamentários para que um novo contrato seja assinado e, então, a obra venha a ser executada.