Em Formoso do Araguaia o número de indígenas infectados por Covid tem aumentado a cada dia. Neste domingo, 12, já são 269 indígenas aldeados que testaram positivo.
Destes, 70 estão curados, segundo a prefeitura.
“No Boletim Epidemiológico deste sábado, 11, tivemos 16 (dezesseis) registros de novos casos de COVID-19 – todos pacientes indígenas (aldeados)”, informou a secretaria de saúde da cidade.
A situação atual é a seguinte: “27 pacientes testados positivos, que cumprem isolamento domiciliar em Formoso e 198 pacientes testados positivos, que cumprem isolamento domiciliar nas aldeias, com sintomas leves, outros 164 pacientes Curados/Recuperados e 05 óbitos. Temos 137 pacientes aguardando resultado de exames”, informou á área da saúde.
O primeiro indígena morto por Covid no Tocantins foi de Formoso do Araguaia. O ex-cacique Juraci Wasari Javaé, 79 anos faleceu na tarde da última quinta-feira, 9, no Hospital Regional de Gurupi, onde estava internado desde terça-feira, 7, com problemas de cardiopatia. Juraci é fundador da Aldeia São João na Ilha do Bananal, em Formoso.
Por Maju Cotrim