Os melhores atletas do país darão braçadas nas águas tocantinenses neste fim de semana. O distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, recebe nos dias 20 e 21 de agosto, o 27º Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas, o 1º Troféu Ana Marcela Cunha de Águas Abertas e a 9ª Copa do Brasil. A competição que é uma realização da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática do Estado do Tocantins (Faeto), conta com o apoio do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju).

“O Tocantins é o cenário ideal para provas como essas. A realização de circuitos nacionais aqui no estado ajuda a fomentar a economia, além de mostrar o potencial do nosso esporte”, disse o Secretario de Estado dos Esportes e Juventude, Flávio Cabanhas.

A prova é a mais tradicional disputa da modalidade do calendário nacional e o Tocantins sediará pelo quarto ano consecutivo uma etapa. “Para o estado é sem dúvida muito importante receber uma etapa de Brasileiro, coloca o Tocantins na rota nacional dos melhores atletas. Com esses apoios e da comunidade local isso só fomenta muito mais as aguas abertas no estado e também a possibilidade de em outros anos sediarmos outras etapas. Todo mundo ganha, a rede hoteleira, setor de alimentação, já que em um único fim de semana teremos mais de 200 atletas prestigiando o evento”, destacou um dos organizadores, Luiz Felipe Silva.

Programação

A largada será realizada no Five Senses Resort, em Luzimangues. O evento reunirá 220 atletas. Neste sábado, 20, às 7 horas, será realizada a prova de 2,5km da Copa do Brasil, 7,5 km do Campeonato Brasileiro e a prova de 500m para as crianças de até 12 anos. Já no domingo, 21, serão realizadas as provas de 5km e 1,5km da Copa do Brasil e 5km do Campeonato Brasileiro.