Mais uma edição do Relatório Geral de dados da Covid no Tocantins foi divulgada. A Gazeta detalha os dados de óbitos e internações em hospitais.

O Tocantins é o estado da região norte com o menor número de óbitos por COVID-19 até o momento, somando 437, distribuídos em 84 municípios de residência, o que corresponde a 60% dos municípios tocantinenses.

65% dos óbitos registrados foram do sexo masculino, com predominância da faixa etária acima dos 60 anos ou mais (72%). Observa- se que dentre os óbitos ocorridos, a concentração maior deu-se na região Médio Norte Araguaia (35%).

A taxa atual de letalidade por COVID-19 no Estado é de 1,43%. Além disso, ocorreram 33 óbitos de não residentes no Tocantins, que foram registrados para os estados de origem.

Hospitalizações

Desde o início do registro de casos de COVID-19 no Tocantins ocorreram 977 internações de pacientes confirmados positivos em unidades hospitalares sob gestão estadual. Sendo 791 (81%) internações em leito clínico e 186 (19%) em UTI. Neste período ocorreram 525 altas por melhora, 133 transferências entre unidades e foram registrados 225 óbitos hospitalares. Dentre esses dados, constata-se que nos hospitais públicos em média um em cada internado em hospital público morreu por complicações d doença.

Maioria dos óbitos foi no HGP: 83 e 78 no Hospital Regional de Araguaína. Somando as internações ocorridas em unidades hospitalares sob gestão estadual com as dos hospitais que possuem leitos ofertados ao SUS, temos um total de 1.213 internações SUS, sendo que 897 (74%) foram em leito clínico e 316 (26%) em leito de UTI.

De acordo com os registros no sistema de gestão hospitalar Soul/MV, do dia 1 de abril a 06 de agosto, houve 5.410 atendimentos em Pronto Socorro (PS) pelo motivo registrado como “Suspeita de COVID-19” nas unidades hospitalares sob gestão estadual.

Fonte dos dados: Relatório Situacional da Sesau/TO