O prefeito de Pium, Valdemir Oliveira, respondeu publicamente às acusações feitas pelo deputado estadual Nilton Franco, que afirmou em vídeo ter sido vítima de um incêndio criminoso em sua fazenda, localizada no município. Segundo Nilton, o fogo, que atingiu suas terras pela segunda vez, seria resultado de perseguição política.
Em sua declaração, o deputado expressou indignação com o ocorrido. “Cheguei agora há pouco e encontrei mais um fogo criminoso na minha fazenda. Isso aqui é a perseguição política que está acontecendo no município de Pium. Não tem outra justificativa. Chegamos na hora e praticamente pegamos a pessoa em flagrante. Pena que ele correu, mas o prejuízo está aí, queimando essa fazenda pela segunda vez. Um crime criminoso, um fogo criminoso. É inadmissível fazer isso. O gado está aqui, agora como é que eu vou fazer? Está queimando toda a pastagem da fazenda,” disse Nilton Franco em um vídeo divulgado nas redes sociais.
Em resposta, o prefeito Valdemir Oliveira rebateu as alegações do deputado, destacando que diversos incêndios têm assolado o município desde o mês de julho, tornando este ano um dos mais difíceis para o combate ao fogo em Pium. “O ano mais difícil para nós no combate aos incêndios aqui na cidade. E um dos incêndios que foi acometido foi na fazenda do deputado Nilton Franco. E ele fez um vídeo acusando que o incêndio é político e criminoso,” afirmou o prefeito.
Valdemir desafiou o deputado a apresentar provas concretas de suas acusações. “Se ele está achando que é político e nos fazendo acusação à administração de Pium, que ele cite nomes. Quais foram as pessoas que fizeram isso? E não agir de forma desvairada e tão volúvel como ele está fazendo,” declarou o prefeito.
O prefeito também enfatizou o esforço da brigada de incêndio do município, que, segundo ele, agiu prontamente para combater os focos de incêndio na fazenda de Nilton Franco em duas ocasiões. “Temos uma brigada de incêndio que por duas vezes demos preferência a apagar o fogo da fazenda dele. Mas isso ele não reconhece. O povo de Pium, a Secretaria do Meio Ambiente combate dia e noite os incêndios e age sem conotação política,” ressaltou Valdemir.
O prefeito também detalhou a atuação da brigada nos dias dos incêndios, informando que os brigadistas trabalharam de forma intensa, inclusive durante a madrugada, para controlar as chamas. “Na fase do tentáculo, a brigada de incêndio, de pronto, atendeu o primeiro dia. No segundo dia, atendemos também, desde as seis da tarde até as três da manhã, até finalizar o nosso incêndio,” concluiu Valdemir Oliveira, reafirmando o compromisso da administração municipal com o combate aos incêndios e a segurança da população.