A crise no setor de assistência médica e a dificuldade crescente de contratar novos planos de saúde têm levado os brasileiros a buscar alternativas acessíveis para garantir atendimento médico de qualidade.
Em 2022, o setor de assistência médica enfrentou seu pior desempenho em duas décadas, encerrando o ano com um prejuízo operacional de R$ 11,5 bilhões. Essa situação se agravou devido ao aumento acentuado da sinistralidade, causado pela demanda acumulada durante a pandemia, quando a utilização dos serviços diminuiu devido ao cancelamento de procedimentos eletivos. No primeiro semestre deste ano, o resultado operacional já atingiu um déficit de R$ 4,3 bilhões.
Todos esses problemas têm afetado a disponibilidade e acessibilidade dos serviços de saúde privados. O resultado são as altas mensalidades, anuidades, carências e uma série de burocracias para ter acesso aos cuidados de saúde necessários. Nesse contexto, o usuário que não quer ou não pode esperar as longas filas do Sistema Único de Saúde (SUS) e também não consegue contratar um plano, precisa encontrar uma alternativa para o problema.
Uma delas é o Medprev, empresa que atua no Tocantins desde 2011, e oferece opções acessíveis e flexíveis para pacientes que desejam consultas, exames e procedimentos médicos de qualidade, sem a necessidade de um plano de saúde tradicional.
Segundo o diretor financeiro do Medprev, Gabriel Sandre, os benefícios e vantagens são grandes. Não há necessidade de mensalidade, aliviando o ônus financeiro associado aos planos de saúde tradicionais. A ausência de anuidade diferencia o Medprev dos planos convencionais, tornando o acesso à assistência médica mais simples e barato. Além disso, não há período de carência, permitindo que os pacientes recebam atendimento imediato. O cadastro no Medprev é gratuito e descomplicado, proporcionando facilidade desde o início do processo.
“A nossa principal estratégia é manter os princípios fundamentais do Medprev completamente intactos. Acreditamos que ao fazê-lo, continuaremos a desempenhar um papel vital na colaboração com toda a população, garantindo o acesso à saúde de alta qualidade a um custo justo”, pontuou.
Gabriel conta que, por conta da conjuntura atual da saúde no Brasil, o Medprev está constantemente atenta às mudanças nas necessidades dos pacientes em relação aos serviços de saúde e busca adaptar-se de diversas maneiras, incluindo a digitalização para acesso conveniente, opções de pagamento modernas como Pix e cartão de crédito, expansão da rede de clínicas e profissionais, segurança de dados, transparência de custos, valorização e implementação de feedback dos pacientes.
Exemplo de Transição Bem-Sucedida
Carlos Ramalho é um exemplo de paciente que fez a transição dos planos de saúde tradicionais para o Medprev. Cansado das altas mensalidades, das dificuldades para marcar consultas rapidamente e da falta de transparência nos custos, ele optou pela empresa. “Com o Medprev tenho liberdade financeira, facilidade de agendamento online, transparência de custos e uma experiência de saúde muito melhor”, afirma.
Ainda conforme Gabriel, mesmo com as dificuldades do setor, a empresa segue comprometida em não impor taxas mensais ou anuidades. De acordo com a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), que representa as maiores companhias do segmento – é inegável que o país passa por uma crise sistêmica.
“Queremos garantir que nosso sistema permaneça acessível a todos os cidadãos, sem exceção. A eliminação da burocracia e a facilidade de acesso a qualquer pessoa são princípios fundamentais que consideramos cruciais para o nosso sucesso contínuo e para manter a nossa posição como líder no setor de saúde no Tocantins”, finaliza.