O presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Eliezer Moreira, refutou as alegações de que houve uma redução na frota de ônibus neste domingo, 27 de outubro, data do segundo turno das eleições municipais. Em pronunciamento, Eliezer criticou vídeos e informações que circulam nas redes sociais, classificando-os como “maldosos e mal-intencionados” e afirmou que a quantidade de ônibus em circulação segue o planejamento estabelecido, idêntico ao do primeiro turno, realizado em 6 de outubro.

Eliezer explicou que, para este domingo de eleição, foram escalados 110 profissionais e a mesma quantidade de ônibus do primeiro turno, garantindo, segundo ele, o transporte suficiente para a demanda dos eleitores. “Não há redução. O número de ônibus e de servidores à disposição para o transporte de passageiros é o mesmo do primeiro turno. Os registros mostram ônibus circulando vazios e estações sem filas, o que indica que a demanda está sendo atendida tranquilamente”, afirmou.

Segundo o presidente da ATCP, a frota foi dimensionada para atender à demanda do dia, considerando inclusive que aos domingos e feriados o fluxo de passageiros geralmente diminui. Ele destacou que a operação para as eleições foi planejada em conjunto com a Comissão de Transporte e que o serviço está “reforçado” em relação ao habitual de domingos e feriados.

“Temos 249 ônibus no sistema, mas nem todos são necessários hoje. É importante dizer que estamos operando com escala reforçada, oferecendo mais veículos para garantir que todos possam se deslocar sem dificuldades, ainda mais com catracas livres, oferecendo gratuidade aos eleitores”, completou Eliezer, referindo-se à gratuidade do transporte como forma de incentivo à participação nas eleições.

Eliezer também assegurou que a ATCP está “à disposição da sociedade e das autoridades competentes” para comprovar a operação planejada e que todas as informações podem ser confirmadas junto ao cartório eleitoral. Ele ressaltou que a agência possui registros que mostram as estações e ônibus sem superlotação, além de dados sobre a circulação e escala dos veículos.

Por fim, o presidente reiterou que a circulação dos ônibus foi adequada para atender à demanda de passageiros no dia de eleição e que as alegações de redução intencional da frota são infundadas. “Estamos com a quantidade de ônibus necessária, segundo estudo da operação, e atendendo tranquilamente à demanda do cidadão palmense e do eleitor neste dia. Alegações e vídeos em circulação não condizem com a realidade”, concluiu.

Leia a nova nota na íntegra

A Prefeitura de Palmas informa que não procede a informação de que os ônibus do transporte coletivo deixaram de circular neste domingo, 27. De acordo com a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), foram disponibilizados 110 onibus, para circulação e reserva, neste segundo turno das eleições municipais.

A escala dos veículos utilizados foi formada com acompanhamento direto da justiça eleitoral. Desde às 06h da manhã até às 19h do dia de hoje, técnicos da ATCP acompanham e registram em vídeo de hora em hora o fluxo dos veículos.

A gestão lamenta a circulação de informações inverídicas, envolvendo a Prefeitura desde a última sexta-feira, 25, com objetivo unicamente eleitoral. A Procuradoria Geral do Município trabalha nesse momento para buscar na justiça a responsabilidade e a criminalização de grupos que tentam perturbar a ordem pública com interesses particulares no processo eleitoral.