O governo do Tocantins mantém as ações e atividades e em meio ao clima de instabilidade política, a Secretaria Estadual de Comunicação publicou um breve balanço de ações gerais por áreas no Estado nos últimos anos. É uma tentativa de puxar o foco para a administração em meio á expectativa de decisão do TSE que pode sair na próxima semana.

No texto o governo cita as principais áreas e o trabalho desenvolvido.

Veja a íntegra do texto encaminhado á imprensa pelo governo do Tocantins:

Terras férteis, recursos hídricos abundantes, desenvolvimento econômico sustentável e localização estratégica. Próximo de completar trinta anos de existência, o Tocantins se destaca como um dos mais promissores locais do Brasil para se viver e investir. Reconhecido pelas suas potencialidades e por seus recursos e belezas naturais, o Estado conta atualmente com uma população estimada de 1.550.194 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2017.

Para atender a demanda por serviços públicos de qualidade para todos os tocantinenses, o Governo do Tocantins tem investido firme nas diversas áreas da gestão. O resultado está por toda a parte!

O atendimento hospitalar ganhou mais qualidade e eficiência, com investimentos nas unidades regionais de saúde. E a tão esperada entrega da ampliação do Hospital Geral de Palmas (HGP) colocou fim ao período no qual os pacientes tinham que ficar internados em um local improvisado por tendas.

Na Educação, foram inauguradas e reformadas dezenas de escolas. Também foram implantadas novas metodologias de ensino e o ensino médio em tempo integral. Com a Caravana da Juventude, o Governo vem despertando o protagonismo juvenil, com ações de conscientização contra as drogas e doenças sexualmente transmissíveis. Já são mais de 170 mil jovens beneficiados em todo o Estado.

Os gargalos que envolvem a segurança pública no Estado estão sendo enfrentados com firmeza e seriedade. A gestão tem feito grandes e importantes investimentos na área. São novas delegacias, centenas de novas viaturas, armamentos, posse de centenas de novos policiais civis, posse de aprovados no concurso da Defesa Social e, ainda, o Governo não esta medindo esforços para restabelecer o andamento do concurso da Polícia Militar.

Quem anda pelo Tocantins já tem sentido também a diferença em diversas rodovias estaduais que foram recentemente refeitas. O Estado está reconstruindo mais de 1,5 mil quilômetros de rodovias estaduais. Além dos serviços de reabilitação e reforço estrutural no pavimento asfáltico, as vias também estão recebendo melhorias no sistema de drenagem e na sinalização. Uma nova etapa já começou e agora com o objetivo de reconstruir outros 1,3 mil quilômetros de trechos em situação crítica. Outra importante obra do Governo do Estado é a construção da nova ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional.

Milhares de famílias também realizaram o sonho da casa própria, tiveram títulos de terra regularizados ou, finalmente, estão com as escrituras de seus lotes nas mãos.

Para enfrentar a escassez prolongada de água no período de estiagem, o Governo do Tocantins vem investindo em ações e políticas públicas que têm o objetivo de minimizar os impactos da seca na vida da população e garantir a segurança hídrica a milhares de famílias. Entre as ações desenvolvidas estão a entrega de títulos de cisternas e barraginhas, perfuração de poços, extensão de rede de água, instalação de reservatórios, operação emergencial de caminhões-pipa, além de ações de educação ambiental.

São muitas ações e parte delas você acompanha na segunda edição do Jornal Boas e Novas Notícias, clicando aqui. É apenas uma pequena amostra de um Tocantins que cresce driblando a crise nacional, preparado para superar os desafios do presente e de olho nas grandes conquistas do futuro.