O governo do Tocantins respondeu em nota as reclamações e pontos críticos apresentados pelo CRM sobre a gestão da Covid.

O conselho apontou falta de insumos e cobrou pagamento das indenizações bem como  transparência sobre o investimento dos recursos para combater a pandemia.

Em nota o Governo explica como tem analisado os dados da pandemia, citou a falta nacional de insumos em razão da alta demanda e confirmou o pagamento da folha de indenização.

Veja a íntegra da nota da Sesau:

Sobre as reclamações do Conselho Regional de Medicina a  Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que:
O Governo tem trabalhado com transparência em relação as ações realizadas para enfrentamento da pandemia de Covid-19, todas as compras estão disponibilizadas tanto no portal da Saúde como  no portal da transparência da CGE-TO (http://coronavirus.to.gov.br/), que alcançou o conceito ótimo, ou seja, o topo do Ranking de Transparência no Combate à Covid-19 no país.
Os dados epidemiológicos e operacionais sobre a COVID-19 no Tocantins estão disponíveis para acesso público no site da SES, em http://integra.saude.to.gov.br/covid19, onde todas as tabelas e gráficos possuem a opção de extração dos dados em formato csv para análises.
No portal também é possível acompanhar a ocupação de leitos exclusivos Covid, o Governo já abriu 325 leitos, e a SES está trabalhando para incorporar no sistema todos os leitos contratados no serviço privado e filantrópico, dando maior transparência a taxa de ocupação, que poderá ser acompanhada em tempo real.

A SES mantém relatórios semanais sobre  o enfrentamento a pandemia no Estado, com gráficos e índices de estoques, taxa de ocupação hospitalar, quantidade de casos e outros assuntos pertinentes a doença.

A falta de alguns medicamentos é uma realidade nacional, devido a pandemia, com o auto consumo a maioria dos produtos utilizados estão escassos, o Ministério da Saúde em conjunto com o Estados estão buscando soluções para o abastecimento.
Por último a SES informa que o Governo realizou o pagamento de folha complementar relativa a gratificação e plantões do mês de junho para os profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento da pandemia no valor de R$2.799.600,00 nesta sexta-feira, 07.
Palmas, 07 de agosto de 2020
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins