A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta quarta-feira, 6, um mecânico de aeronaves durante uma operação contra o tráfico de drogas internacional. Um avião, que estava sendo monitorado pelos agentes e era supostamente utilizado no transporte de entorpecentes, foi apreendido.

A prisão faz parte de uma operação da PF do Mato Grosso, batizada de Catrapo. Foram cumpridos 28 mandados de busca e 13 de prisão temporária expedidos pela 5ª Seção Judiciária de Mato Grosso para os estados de São Paulo, Pará, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Amazonas, Paraná, Rondônia e Tocantins.

As investigações apontam que a quadrilha era liderada por um ex-major da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, preso em junho deste ano na Hungria.

O grupo usava aeroportos de fazendas privadas no interior do Mato Grosso para transportar cocaína adquirida no Peru e na Bolívia até a Europa, além de utilizar as propriedades para armazenar o entorpecente, e mudar os prefixos das aeronaves para cometer os crimes, diz a PF.

Ainda conforme a PF, ao longo das investigações, o grupo chegou a ter até três aviões com o mesmo prefixo. Durante as investigações, a Polícia Federal interceptou duas toneladas de cocaína e identificou R$ 40 milhões em patrimônio.