Alistamento militar – Foto – Cida de Sousa

O alistamento militar é obrigatório no Brasil e os jovens que completam 18 anos em qualquer data e mês de 2021, têm até o dia 30 de junho para fazerem sua inscrição. “Os jovens que vão completar 18 anos entre os dias 1º de julho e 31 de dezembro de 2021 também devem se inscrever até a data de 30 de junho para evitar a multa militar”, ressaltou Cynthia Daniela Brito, secretária da Junta Militar de Paraíso.

Os homens que completam 46 anos em 2021 “devem comparecer à Junta Militar para pegar sua declaração que o isenta da obrigatoriedade do alistamento”, completou Cynthia Daniela.

A inscrição pode ser feita pelo site: www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta Militar, aqui em Paraíso do Tocantins está localizada na Rua Alfredo Nasser, no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, abaixo da Caixa Econômica Federal. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Taxas, multas e documentação

Para se inscrever os jovens precisam estar munidos com a seguinte documentação: RG, CPF, comprovante de endereço, endereço de e-mail e telefone. As taxas de inscrição e multa têm valor tabelado de R$ 4,78 (cada).

Impedimentos

Quem não se alista no Serviço Militar Obrigatório fica impedido de:

  obter passaporte;

  ingressar em instituição, empresa ou associação oficial

  assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;

  prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

  obter carteira profissional, registro ou diploma de profissões liberais, matrículas, ou inscrição para o serviço de qualquer função e licença de indústria e profissão;

  inscrever-se e tomar posse em concurso público.

Por Cida de Sousa/Secom Paraíso do Tocantins