Cerca de 12 mil moradores serão beneficiados com a implantação do Núcleo de Identificação de Peixe, inaugurado na manhã desta quarta-feira, 8, pelo Governo do Tocantins por meio da Secretaria da Segurança Pública. O 108º Núcleo, localizado no anexo da Prefeitura de Peixe, na Avenida Napoleão de Queiroz, funcionará de segunda à sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

 

A implantação do Núcleo de Identificação em Peixe só está sendo possível devido a celebração de Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Tocantins e a Prefeitura. No local, os moradores poderão montar o processo tanto para primeira via quanto para segunda via do Registro Geral (RG), popularmente chamado de documento de identidade.

“Esse Núcleo é muito importante para o município porque traz para a comunidade mais praticidade e economicidade para que as pessoas possam resolver sua documentação sem precisar sair do município. Esse deslocamento acabava trazendo um gasto significativo no orçamento daquelas famílias com menos condições financeiras. Agora, com essa parceria com o Governo do Estado, vamos prestar esse serviço para nossa comunidade dentro do nosso município que é bastante extenso. Temos a zona urbana e vários distritos na zona rural, alguns com até 130km de distância. O Núcleo vai trazer essa facilidade para essas pessoas também”, destacou o prefeito de Peixe, Augusto César Pereira dos Santos, o Cesinha.

 

O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância de descentralizar os serviços ofertados pelo Governo do Tocantins facilitando o acesso da população. “O nosso objetivo é descentralizar os serviços trazendo cidadania à população. Os moradores de Peixe, assim como os dos vários municípios que foram contemplados com o Núcleo de Identificação, agora vão poder fazer seu documento de identidade aqui mesmo no seu município. Esse é o objetivo, descentralizar para melhorar a vida da comunidade”, destacou.

 

A diretora do Instituto de Identificação, Naídes César, falou da importância da carteira de identidade. “O documento de identidade é essencial para que o cidadão obtenha os demais documentos ao longo da sua vida. Então trazer esse serviço para perto do morador, possibilitando que ele monte seu processo aqui mesmo e que receba o seu documento da mesma forma, sem precisar percorrer longas distâncias, facilitar esse acesso, é o que nos move enquanto gestores públicos. Em breve todos os 139 municípios terão os seus núcleos devidamente funcionando”, declarou.