Candidatos a prefeito e vice de Palmas, Tiago Amastha Andrino e Nilmar Ruiz – Foto: Divulgação/PSB

Em reunião com jovens apoiadores da Retomada para uma Palmas melhor de Novo, o candidato a Prefeito de Palmas, Tiago Amastha Andrino (PSB) relembrou os projetos da juventude que estão parados desde 2018 e defendeu o retorno do incentivo ao primeiro emprego e a criação de oportunidades para que o jovem possa estudar e ter melhores expectativas de vida.

Andrino destacou que é parte principal do seu plano de governo, fazer com que o jovem sinta que o poder público está atento às suas demandas, “estar ciente dos anseios da juventude, retomar o que deu certo na gestão Amastha e fazer com que os jovens sintam que estão sendo representados pela gestão é o papel que iremos realizar” afirmou ele.

“Os projetos que deram certo na gestão do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), foram os projetos idealizados pela gestão. Fomos inclusive reconhecidos como a gestão que mais fez projetos para a juventude. Infelizmente no atual momento estão todos abandonados e sem perspectiva de crescimento, destacou Andrino.

Um dos maiores projetos da juventude, e que não amplia o número de atendimento a mais de 2 anos, é o Cartão do Estudante. O projeto atendia uma média de 500 alunos por mês, e segue atendendo o mesmo número, mesmo tendo mais alunos nas redes de ensino superior e com o valor da tarifa do transporte público reajustado e custando mais caro para o jovem poder sair de casa e ir estudar. Outro projeto destacado pelo candidato foi os dois Estação da Juventude, um localizado no Centro Poliesportivo da 403 norte e o outro no Santa Bárbara, que estão com os prédios abandonados e sem disponibilizar cursos e sem nenhuma condição de atender os jovens.

Já o Palmas que te Acolhe, projeto descrito por Andrino, como um dos mais bonitos que a gestão já fez, e que atendia pessoas em situação de rua, foi um projeto que ficou reconhecido nacionalmente, mas está com o prédio abandonado pelo poder público e com os seus beneficiários desassistidos, isso em cima da justificativa de não ter orçamento disponível para suprir a necessidade da demanda dos beneficiários, relatou Tiago.

Para Tiago todo esse abandono de projetos que fizeram a diferença na vida de vários jovens é injustificado, por isso ele pretende tratar todas as questões relevantes a juventude de forma integrada, gerando oportunidade de emprego, fazendo de Palmas um local reconhecido como o melhor para vim estudar, realizando um calendário de eventos que gere emprego para os jovens, ou seja, levando perspectiva de crescimento para os jovens da capital, fazendo com que eles estudem aqui, mas também consigam trabalhar na cidade, depois que formam.

A candidata à coprefeita Nilmar Ruiz (PL) também participou do encontro e reafirmou o compromisso de ter uma juventude Palmense assistida e bem representada, ”eu e o Tiago estamos juntos nesse trabalho que será realizado, e ter uma juventude atuante, com grandes oportunidades, trabalhando e estudando, é um objetivo muito importante para o nosso plano e nós iremos realizar,” enfatizou Nilmar.