Como membro efetiva do Conselho Penitenciário do Estado do Tocantins a deputada Valderez Castelo Branco participou nesta terça-feira, 05, de reunião ordinária na sede da Secretaria de Cidadania e Justiça. Presentes o secretário da Pasta, Coronel Glauber de Oliveira e representantes dos demais órgãos que compõem o conselho que é consultivo e fiscalizador da execução penal no Estado.
No encontro, foram apresentados os problemas do Sistema Penitenciário e as iniciativas de sucesso para a ressocialização dos detentos, como a regulamentação do trabalho e acesso ao emprego. Valderez contribuiu com ideias de parcerias em projetos dentro e fora das prisões. “Quando prefeita de Araguaína desenvolvi projetos que deram muito certo e podem ser estendidos a todo Estado. É possível implantar fábricas de cadeiras de rodas e projetos para a prática da arte culinária nos presídios. Isto geraria renda ao preso e a toda sua família”, disse a deputada.
Valderez se colocou a disposição na Assembleia, para o encaminhamento de projetos que visem à profissionalização e qualificação dos presos, bem como a regulamentação do trabalho dos apenados.