Foto – Gazeta do Cerrado

De Tocantínia – Maju Cotrim

O senador Eduardo Gomes passou a manhã desta segunda-feira, 16, reunido com 14 prefeitos e líderes da região discutindo as demandas como obras e BR-010, o asfalto para a TO-010 e as obras da BR-235 foram pauta de discussão.

A existência de trechos sem pavimentação dificulta o acesso às cidades de Lajeado, Tocantínia, Pedro Afonso, Bom Jesus, Santa Maria,  Recursolândia, Centenário, Itacajá e Rio Sono e por consequência tem impedido o amplo desenvolvimento da região. Em 2019, aconteceu um debate sobre viabilidade da pavimentação da TO-010. Após uma ampla discussão, com a participação de diversos segmentos sociais, especialmente indígenas, consensuou-se pelo prosseguimento das discussões em torno da viabilidade da pavimentação. Com o aval, o passo seguinte foi o estudo sobre a viabilidade socioeconômica da obra e o impacto ambiental.

Uma audiência pública será convocada para retomada do licenciamento da TO-010. Gomes irá articular uma audiência com todos os órgãos envolvidos para uma “retomada de decisões”. “Todos nós queremos preservação, respeitamos o meio ambiente e temos que definir o que pode e o que não pode”, defendeu o senador.

DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está presente na reunião e sinalizou:

“Estamos fazendo um trabalho de retomada de obras, os principais obras são o término da BR 235, o EVTEA já está concluído e estamos trabalhando com o termo de referência para começarmos ano que vem”, disse.

Ele anunciou ainda o término de trechos que estavam parados. Ele citou ainda a Ponte do Rio Perdido: “ela está incluída no estudo do EVTEA”, disse.