Em visita ao município de Tocantinópolis, nesta quarta-feira,19, a deputada federal Josi Nunes(PROS/TO) reforçou a importância do Projeto de Lei 5274/16, que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) por desmembramento de campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Na ocasião, a deputada que foi relatora da proposta na Comissão de Educação da Câmara Federal, reafirmou o compromisso de continuar lutando pela criação da instituição. “Participei de uma reunião com professores, representantes do corpo administrativo e alunos da UFT que se tornará a UFNT. Essa é uma matéria que acabou de ser aprovada na Comissão de Finanças e só falta ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça, já que é de caráter conclusivo. Assumi o compromisso de continuar lutando pela criação desta universidade, que será de extrema para a região norte do Tocantins”, destacou.
Josi se comprometeu ainda, em buscar recursos para que os projetos da instituição sejam atendidos. “Me comprometi em agendar uma reunião dos membros da Comissão em prol da UFNT com a bancada federal para viabilizarmos os recursos necessários para projetos importantes da UFT, enquanto o desmembramento não é efetivado”, acrescentou.
Representante da Comissão que luta pela a UFNT, Antônio Nilson destaca que a criação da Universidade do Norte será de extrema importância para a autonomia dos campi de Araguaína e Tocantinópolis. “Nós de Araguaína e Tocantinópolis teremos autonomia de vários sentidos; administrativa, financeira e de pesquisa, ou seja, nós teremos grandes ganhos com uma universidade que vai ser especificamente da nossa região. Nós temos grandes demandas regionais relacionadas a educação. Nós cremos que a aprovação da UFNT nos trará grandes benefícios”, destacou.
Para Natanael Araújo, que também é membro da Comissão, o norte do Estado precisa de uma Universidade que atenda de forma mais específica as demandas da região. “Nós já fazemos isso através da UFT, mas de certa forma, a criação da UFNT dará mais agilidade aos processos . A nossa região vem reivindicando isso há um bom tempo. Se aprovada, a Universidade do Norte representará uma grande conquista para o povo tocantinense aqui do norte”, completou.