Em um ano, cerca de 21 mil pessoas perderam o benefício do Bolsa Família no Tocantins. O programa de assistência do Governo Federal contava com 127.496 beneficiários no estado em janeiro de 2019. Já neste ano, eram 106.108 pessoal regulares no cadastro.
A maioria destas pessoas perdeu ou não conseguiu fazer a renovação do Bolsa Família neste período. Uma das principais causas é a quantidade de dados inconsistentes informados no sistema pelos próprios beneficiários na hora de atualizar o cadastro ou por mudanças na renda familiar.
Quem ainda tenta atualizar os dados precisa procurar os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) para realizar o trabalho. Palmas conta com sete unidades. Os critérios e a situação de cada pessoa são analisados individualmente.
“Não adianta você ocultar dados no cadastro único porque o ministério vai cruzar esses dados com o Tribunal de Conta, a Receita Federal, enfim. Todos esses dados eles atuam no sentido de evitar fraudes. Evitar que as pessoas que não têm o perfil consigam o Bolsa Família”, explica o gerente de assistência social, Matheus Macedo.
fonte: G1 TO