Foto – Divulgação
Maju Cotrim
O deputado estadual do MDB, Elenil da Penha foi eleito presidente da comissão processante do pedido de impeachment contra o governador afastado, Mauro Carlesse.
O deputado Júnior Geo foi eleito o relator.
A Comissão Especial é responsável pelos trâmites e parecer sobre o processo de impeachment.
A Comissão ficou composta pelos seguintes nomes: Elenil da Penha (MDB), pelo bloco MDB-DEM; deputado Eduardo do Dertins (PPS)/titular e Ivory de Lira(PCdoB)/suplente, pelo bloco PPS-Cidadania-PR-PTB-PCdoB; deputado Júnior Geo (PROS), pelo bloco PROS-SD-PSL); deputado Olyntho Neto (PSDB)/titular e Valderez Castelo Branco (PP)/suplente, pelo bloco PSDB-PP-PTC; e o deputado Zé Roberto (PT), pelo bloco PT-PV.
A instalação da comissão está prevista no artigo 5º da Resolução nº 5/2021, da Mesa Diretora, que regulamenta o procedimento (rito) de admissibilidade de denúncia por crime de responsabilidade.
Atribuições
A Comissão Especial do Impeachment tem, entre outras atribuições, competência para determinar a realização de diligências que entender necessárias para esclarecer a denúncia, como ouvir testemunhas de acusação e a defesa do governador afastado.